Quadrinhos

Na série “Álbuns da Editorial Íbis que marcaram época”, recordamos Michel Vaillant: A Traição de Steve Warson

Escrito por PH

Unfgfgftitled-2Michel Vaillant é uma criação do desenhista Jean Graton. Suas narrativas o colocavam essencialmente em meio a pilotos famosos e dentro de conhecidos circuitos de corrida pelo mundo. No mundo real, poderia ser comparado ao brasileiro Ayrton Senna, enquanto no universo dos animes e mangás, teria em Speed Racer um semelhante à altura.

Infelizmente, o herói só teve três HQs publicadas no Brasil, uma pela Editora Vecchi e duas pela Hemus.

Se em nosso país, Michel Vaillant é um ilustre desconhecido, em Portugal, sua série prosperou. Uma de suas edições lusitanas que merece menção no Tujaviu é A Traição de Stevie Warson, o sexto álbum da franquia, datado de 1964. A versão da aventura que é tema da matéria foi publicada pela Editorial Ibis. Tem capa dura e saiu aproximadamente em 1970. Possui 65 páginas coloridas e formato de 21 x 29 cm.

Nesta BD, apesar do episódio Bob Cramer, Michel Vaillant ganha as 24 Horas de Indianápolis. O Senhor Vaillant pai, durante o briefing de pilotos, anuncia agora que esta vitória, somada a outra nas 24 Horas de Le Mans, permitirá a entrada da marca no mercado americano. Steve Warson, figura fácil nos circuitos dos Estados Unidos, sabe que a luta não será nada fácil e propõe o envio à América de um grupo de pilotos prontos para enfrentar qualquer tipo de eventualidade.

Bastante difícil de ser encontrada, esta aventura tem uma estética bem diferente daquela encontrada nas novas edições do herói. É que em 2012, Michel Vaillant ganhou uma repaginada, numa associação de Éditions Dupuis e Graton Éditeur. Essas histórias são mais adultas, revelando problemas familiares do clã Vaillant. O texto do quadrinho é escrito por Philippe Gratron, filho de Jean Graton, e Denis Lapière. A arte ficou a cargo de Marc Bourgne e Benjamim Benéteau.

Por PH.

Untitled-1

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário