Quadrinhos

Em o Berço do Bodisatva, Jonathan está envolvido em uma missão secreta para fornecer medicamentos à Resistência Tibetana

Escrito por PH

Untfggdssgitled-1No último dia 18 de maio , às quartas, como é feita a entrega dos álbuns da nova Coleção ASA Público de Jonathan, saiu o quarto volume, intitulado O Berço do Bodhisattva.

A história apareceu em capítulos na revista belga Tintin, em 1977 e 1978, sendo publicada entre setembro de 1978 e fevereiro de 1979 na revista Tintin lusitana, sem ter direito a nenhum tipo de republicação em Portugal, durante 37 anos. O título português da época foi O Berço do Bodhisattva.

Jonathan é uma série em quadrinhos, criada pelo suíço Cosey, bem mais intimista do que aquelas com as quais conviveu no passado. Ela é carregada de sentimento, de exoterismo, de interrogações e exotismo, revelando as experiências em viagens e gosto pela arte do autor, como se tivesse feito um relato quase autobiográfico.

A saga se passa no gelado Himalaia, bem nos confins do Nepal e do Tibete, onde Jonathan vaga em busca da sua memória. Fugido de uma clínica psiquiátrica, onde esteve internado três meses, ele não tem qualquer recordação do seu passado. Sente apenas uma força interior que o impele rumo ao Tibete e que, à medida que o faz se aproximar do Himalaia, lhe vai dando cada vez mais a certeza de que o seu destino está intimamente ligado ao de seus habitantes.

Em Leh, capital do antigo reino tibetano de Ladakh, Jonathan e Drolma encontram Nancy, uma antiga enfermeira de clínica psiquiátrica. Ela lhes propõe que sirvam de guias a uma expedição da Cruz Vermelha Internacional, que tem o objetivo de chegar ao mosteiro budista de Theksey, na zona fronteiriça do Tibete ocupado pela China. A missão, contudo, é altamente secreta, pois transporta também medicamentos destinados à Resistência Tibetana. Durante o caminho, Drolma faz uma descoberta surpreendente… Qual será, afinal, o segredo de Theksey Gompa?

Por sugestão do próprio Cosey, o volume deve ser supostamente lido ao som de Mike Oldfield – Incantations (1978).

Até agora, foram publicados: Lembra-te Jonathan… (1975), E a Montanha Cantará para Ti (1976), Descalça sobre os rododendros (1977) e este O Berço do Bodisatva (1978). Os próximos títulos serão: O Espaço Azul Entre as Nuvens (1978), Douniacha, Há Quanto Tempo… (1979), Kate (1980),Neal e Sylvester (1982), Atsuko (2011) e Aquela que Foi (2013).

A venda dos quadrinhos teve início no dia 27 de abril e se encerra em 29 de junho. Cada HQ tem o preço camarada de 5,50€.

Por PH.

Fonte: bandasdesenhadas.com

jonathan4

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário