Quadrinhos

Resgatamos as lúdicas aventuras selvagens de Yakari pelas planícies americanas do Velho Oeste

Escrito por PH

Untitled-1Fruto da parceria entre Derib (arte) e Job (texto), Yakari é um simpático e bravo indiozinho da etnia Sioux. Ele começou a aparecer em 1973, publicado pela belga Casterman, a mesma editora de Tintin. Publicado no formato de 27,3 x 30,5 cm, chegou a ser editado em Portugal pela Verbo. Até agora, saíram 38 HQs de Yakari que foram traduzidos para pelo menos 17 idiomas. A última é datada de 2014. Depois de ter virado desenho animado em 1983, este corajoso selvagem em miniatura tem hoje em dia a marca da Le Lombard. Por curiosidade, este personagem é desenhado pelo mesmo autor de Buddy Longway.

Se alguém me perguntar como o conheci, digo que foi nos anos 1970, época em que diversos álbuns em quadrinhos provenientes de França, Bélgica e Portugal insistiam em chegar ao mercado brasileiro, via bancas de jornal e livrarias. A primeira vez em que dei de cara com Yakari foi na extinta Livraria Record, antiga rede de lojas que era ligada à Editora Record. Uma de suas filiais ficava na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, perto do Hotel Copacabana Palace. Nesse local, também era possível encontrar material de Norbert e Kari e Peles-Vermelhas, de Hans Kresse. Como eu não tinha dinheiro para comprar, pois ainda era criança, o jeito era pedir aos pais. Na medida do possível, eles me deram inúmeros títulos importados de Yakari e de outros. Naqueles tempos, eu já havia percebido com apenas oito anos de idade que os melhores quadrinhos não estavam no jornaleiro. Tem gente nos anos 2000, que ainda não entendeu isso direito!

DSC08466

Carregado de uma ingenuidade quase lúdica, suas histórias se passam nas pradarias (planícies) do Velho Oeste americano, em pleno século 19. Apesar disso, não é possível afirmar para que Yakari configure necessariamente uma série de Western. A obra, na verdade, apresenta lindas narrativas que seduzem pelo belo desenho, cores chapadas, poesia e pelas explícitas mensagens de paz, amor e lealdade que fazem tão bem aos pequenos leitores.

Em termos de perfil, nosso herói tem uma habilidade especial que o faz comunicar-se com os animais. A exemplo de Lucky Luke, que não se separa do fiel Jolly Jumper, o grande parceiro de Yakari é o cavalo Petit-Tonnerre. Não podemos esquecer do totem mágico Grand-Aigle e de seus dois amigos: Graine-de-Bison e Arc-en-Ciel.

Na coleção, possuo apenas nove tomos de Yakari. São os volumes 1, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 30, cujas fotos estão publicadas, abaixo, por ordem de publicação.

Por PH.

Yakari 1 - Yakari et Grand Aigle

Yakari 5 - Yakary e o Grizzly

Yakari 6 - Le Secret de Petit Tonerre

Yakari 7 - Yakari et L'Étranger

Yakari 8 - Yakari au pays des loups

Yakari 10 - Le Grand Terrier

Yakari 11 -Yakari et La Toison Blanche

Yakari 30 - Le marcheur de nuit

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário