Quadrinhos

Jonathan, de autoria de Cosey, é a nova coleção da parceria editorial Asa/Público

Escrito por PH

gfffg1Criado pelo suíço Cosey (Bernard Cosendai), Jonathan começou a aparecer em 1975 no Jornal Tintin da Bélgica, semanário em quadrinhos que editaria nove histórias da saga até 1982. Enquanto isso, os álbuns do personagem iam saindo pelas Éditions Du Lombard, atual Le Lombard, desde 1977. Até agora, 16 álbuns foram publicados, sendo o último, datado de 2013.

Jonathan é uma série em quadrinhos bem mais intimista do que aquelas com as quais conviveu no passado. Ela é carregada de sentimento, de interrogações e revela as experiências em viagens e gosto pela arte do autor, como se tivesse feito um relato quase autobiográfico.

10 títulos da franquia chegarão às mãos do leitor, encartados no Jornal Público e ostentando a marca das Edições ASA. São eles: Lembra-te Jonathan… (1975), E a Montanha Cantará para Ti (1976), Descalça sobre os rododendros (1977), O Berço de Bodisatva (1978), O Berço de Bodisatva (1978), O Espaço Azul Entre as Nuvens (1978), Douniacha, Há Quanto Tempo… (1979), Kate (1980), Neal e Sylvester (1982), Atsuko (2011) e Aquela que Foi (2013). Com este belo lançamento, somente três tomos de Jonathan continuarão inéditos em Portugal.

A venda tem início no dia 27 de abril, encerrando-se em 29 de junho. Cada volume será distribuído às quartas-feiras e terá preço de 5,50€.

É bom lembrar que o herói já teve várias histórias que desfilaram pelas páginas do Tintin português e que chegou a ter material veiculado pela mesma parceria Asa/Público num passado recente. Eu mesmo tenho alguma coisa aqui de Jonathan no meu acervo particular. A maioria é em francês, proveniente das Éditions Du Lombard.

Por PH.

Fonte bandasdesenhadas.com

Untitlfgffged-2

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

Deixe seu comentário