Quadrinhos

Conferimos o histórico retorno das aventuras de Spirou e Fantasio às livrarias brasileiras

Escrito por PH

DSC08457Finalmente, a volta de Spirou aconteceu oficialmente no país. Publicados pela SESI-SP, Quatro aventuras de Spirou e Fantasio e Um feiticeiro em Champignac correspondem respectivamente aos volumes originais 1 e 2 da série belga: 4 aventures de Spirou et Fantasio (1950) e Il y a un sorcier à Champignac (1951).

Apesar de não possuírem capa dura, ao contrário das HQs originais da DUPUIS que circulam em francês, ostentam uma impressão bem bacana e que inclui em sua parte traseira uma ilustração mostrando Fantasio, Spirou e o esquilo Spip, em meio a álbuns da coleção. O desenho é o mesmo presente nos atuais livros importados da coleção. Em baixo dele, estão enumerados todos os títulos já editados da saga, faltando apenas os números 55 e 56: Le Groom de Sniper Alley (2014) e La colère du Marsupilami (2016).

DSC08459

DSC08463

Assim que fui procurar os quadrinhos numa livraria do Rio de Janeiro, no dia 13 de abril, encontrei os mesmos erroneamente colocados na seção de Literatura Infantil da loja, o que mostra o total desconhecimento por parte dos livreiros, em relação ao produto em questão. Como resultado, imagino que os colecionadores adultos não encontrarão Spirou para comprar neste lugar, a menos que falem com algum vendedor, enquanto as crianças não deverão ligar muito para ele. É que não se trata de publicação destinada aos pequenos, embora a leitura seja indicada a todas as idades. Espero que isso não aconteça em outros locais. Indignado com o tratamento dado a este ícone da Arte Sequencial, Fiz questão de deixar uma reclamação por escrito!

13000092_487705744751431_1491338465489403063_n (1)

Spirou foi criado, por Rob-Vel, em 1938. Conhecido pelo seu traje vermelho, fruto dos tempos em que era carregador de malas de hotel, Spirou já teve seus álbuns produzidos por importantes artistas do Velho Continente. De todos, Jijé, Yves ChalandÉmile Bravo, Olivier Schwartz e Franquin talvez tenham sido os mais expressivos.

O Groom tem o repórter fotográfico Fantásio como melhor e inseparável amigo. Seu elenco de companheiros inclui o Marsupilami, um curioso bicho amarelado que partiu para carreira solo e que agora está retornando à franquia. Não podemos esquecer da jornalista Seccotine e do Conde de Champignac, um louco inventor que só vive aprontando confusões com suas loucas criações e experiências malsucedidas.

No Brasil, os heróis tiveram apenas cinco HQs editadas no passado, graças à iniciativa das editoras Vecchi e Manole. Talvez, por isso, Spirou nunca tenha conseguido se firmar no mercado editorial nacional, apesar de ter sido distribuído na banca de jornal, nos anos 1970 pela Editora Vecchi. Foi isso que fez com que sua curta carreira tupiniquim não tenha sido totalmente em vão.

20151108_112632 copy

4 Aventuras de Spirou e Fantásio reúne as primeiras histórias dos personagens que André Franquin produziu entre 1948 e 1950. O quadrinho corresponde ao primeiro álbum oficial do herói. Neste volume, Spirou e Fantásio estarão às voltas com bandidos que querem roubar os planos de construção de robôs de Samovar, um cientista que fica louco. Também entrarão no mundo do Box, assim que Spirou é provocado e acaba enfrentando o adversário Polidur numa luta. Nossos amigos igualmente passeiam a cavalo, até o momento em que o animal montado por Spirou se torna incontrolável. Além dessas aventuras, a dupla ainda tentará acabar com um conflito entre duas etnias de Lilipanga, uma pequena ilha no Congo. 4 aventuras de Spirou possui 72 páginas.

Spirou 1 - Sesi-SP

Em Um Feiticeiro em Champignac, de 1951, Spirou e Fantásio acampam perto da Mansão de Champignac, construção idealizada por Franquin, inspirada no verídico Castelo de Skeuvre. Nas redondezas da propriedade, encontram porcos de várias cores diferentes e vacas que produzem um leite que não pode ser bebido. Não demorará muito para que nossos heróis conheçam o amalucado cientista, figura que pode estar por trás dos estranhos fenômenos reportados em Champignac e que testa um elixir que dá força sobre-humana às pessoas. Um Feiticeiro em Champignac tem 64 páginas e a mesma autoria de Franquin.

Spirou 2 - Sesi - SP

4 Aventuras de Spirou e Fantásio Um Feiticeiro em Champignac tem formato de 21 x 29 cm e preço de R$ 32,00. Pela internet, dá para achar mais barato!

Abaixo, apareço tão feliz, como se estivesse prestes a fazer um test-drive em um automóvel Mini Cooper. E me desculpem pela cerveja que detesto, pelos refrigerantes que não bebo, pelas frituras que odeio, pelo cigarro que abomino, pelo futebol que não acompanho e pela pouca diversidade de quadrinhos no Brasil, mas Spirou é imperdível e está acima disso tudo! Sucesso à SESI-SP e parabéns pela linda missão que tomou para si!

Quadrinho é cultura! Divulgue esta ideia!

Por PH.

12473952_487721111416561_9000493109159823832_o

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário