Quadrinhos

Em sua primeira história, Benoît Brisefer enfrenta os Táxis Vermelhos

Escrito por PH

sdsdsds3Depois de falarmos aqui sobre o volume 2 de Benny Breakiron, versão americana do personagem Benoît Brisefer criado por Peyo, invertemos um pouco a ordem das coisas e fazemos uma breve resenha do tomo 1 da série, Les Taxis Rouges. A HQ que temos deste título é a espanhola Los Taxis Rojos, publicada nos anos 1960 pela Argos.

Primeiro, vou lembrar quem é Brisefer, também conhecido por Kim Kebranoz em Portugal e por Benito Sanson na Espanha. O herói surgiu em 1960, debutando nas páginas do Jornal Spirou. Para desenvolver a série, interrompida apenas pelo sucesso dos Smurfs, Peyo contou com a ajuda de François Walthéry e Pascal Garray nos desenhos. Will e Thierry Culliford também participaram da saga, respectivamente nos cenários e roteiro. Ao todo, Brisefer já teve 14 histórias publicadas, variando de desenhista. A mais recente foi editada em 2015, com arte de Pascal Garray. Benoît é um garoto que tem uma força extraordinária, cuja origem não é bem explicada na trama. Seu poder só desaparece quando ele fica gripado. Se tudo estiver normal, e o moleque não estiver resfriado, ele pode arrancar árvores pela raiz, abrir cofres com as mãos e dar enormes saltos que fazem com que pareça que está voando, entre outros feitos. Junto com seu amigo, o motorista de táxi Jules Dussiflard, vive incríveis aventuras.

Em Los Taxis Rojos, um novo serviço de táxi começou a funcionar na cidade de Brisefer, ameaçando o emprego do taxista e amigo de Benoît, o Senhor Dussiflard. Seria alguma previsão feita por Peyo, no passado, já antevendo as confusões que o UBER iria trazer no futuro? O fato é que Brisefer começa a investigar a Companhia Red Taxis e logo percebe que tem algo de errado com ela. Quem estaria por trás desta misteriosa empresa? Seria ela apenas uma fachada para alguma atividade criminosa?

Inédito no Brasil Los Taxis Rojos (The Red Taxis) saiu recentemente pela PapercutZ de Nova York. Seu formato é menor do que o de um álbum europeu, mas o capricho na impressão, capa dura e papel couchê compensam. Veja sua capa logo abaixo da HQ espanhola, seguida pela estampa do álbum original em francês.

Por PH.

21568153

3033509-01

Couverture12

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

Deixe seu comentário