Quadrinhos

Pílulas azuis, do suíço Frederik Peeters, foi a melhor HQ estrangeira publicada no Brasil em 2015, segundo o site tujaviu.com

Escrito por PH

Untitled-1Publicada originalmente em 2001 pelas Éditions AtrabilePílulas azuis chegou no meio de 2015 ao Brasil pela Editora Nemo, fazendo parte de seus incríveis lançamentos em graphic novels. Essa surpreendente coleção inclui: O Muro, Aisha e Metamorfose Iraniana. Com formato menor do que o dos álbuns europeus em capa dura, já editados pela empresa mineira, estes volumes são absolutamente arrebatadores. Provando que tamanho não é documento, tocam em assuntos delicados e que afligem o mundo atual, como álcool, drogas e a forte oposição entre o Ocidente e o Oriente Muçulmano. Assim, fazem o leitor refletir a respeito da vida e sobre sua imensa diversidade e complexidade.

Pílulas azuis não é diferente! Trata-se de uma obra autobiográfica do suíço Frederik Peeters, mesmo autor da consagrada série AÂMA. Desta vez, ele conta uma história linda, sensível e profundamente chocante para a grande maioria das pessoas, ainda bastante desinformada em relação a uma doença extremamente agressiva e que já matou uma boa parcela da humanidade.

Em sua trama, Peeters se interessa por Cati, uma jovem bem diferente das outras que ele já havia conhecido e mais velha do que ele. O romance não acontece rapidamente, já que leva um tempo para que os dois se engrenem. Depois de se esbarrarem em algumas oportunidades, ficam sem se ver por um tempo, até que o destino os reúne mais uma vez. Nesta época, a moça já tem um pequeno rebento e está se separando de seu antigo marido. Antes que as coisas fiquem mais sérias e íntimas entre eles, Caty é absolutamente honesta e revela que ela e seu filho tem o vírus da AIDS. A notícia é devastadora para Fred, mas por razões que só o coração entende, um amor espetacular começa a se desenvolver entre os dois, acompanhado por medo da morte, incômodos coquetéis virais, uso obrigatório de camisinha, visitas regulares a médicos e a hospitais e muito companheirismo e tolerância de ambas as partes. Nesse meio tempo, Peeters se aproxima do pequeno, que acaba virando uma espécie de filho para ele. Todo este conto de fábulas moderno e verdadeiro é enriquecido por fantasias do autor, nas quais ele divide todas as suas aflições com um extinto mamute.

Recomendo esta excelente leitura a todos. Para nós, foi o melhor quadrinho estrangeiro publicado no ano passado no Brasil. Como se não bastasse todo o forte drama psicológico que encontramos nela, seu final é incrivelmente criativo e revelador, na forma de um epílogo inesperado! A HQ serve, entre outras coisas, para esclarecer que existe vida além da AIDS e que esta não é mais uma sentença de fim irremediável! Mais do que isso, esclarece que pessoas portadoras do vírus da AIDS não devem ser excluídas da sociedade e privadas do saudável contato com outras pessoas, seja este qual for.

O livro foi impresso em brochura, possui 208 páginas, formato de 17 x 24 cm e preço de R$ 39,90. Pílulas azuis ganhou o Polish Jury Prize no Festival de Quadrinhos Angoulême. Está à venda nas melhores livrarias!

Por PH.

CAPA-PILULAS-AZUIS

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Parabénssss por esta data especial!
    Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria – que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer.Que as conquistas do passado lhe tragam à lembrança, não só alegrias, mas também a força e o entusiasmo para superar eventuais obstáculos e implementar os mais importantes projetos para o futuro.Muita saúde, amor, paz, fé, esperança, alegrias e prosperidade! Um sincero abraço e votos de muitas felicidades Parabéns por esta data especial!Com certeza Deus está sempre ao seu lado, todas as coisas caminhando para que você se realize e é pensando assim que quero que consiga realizar no seu aniversário e em todos os dias as suas aspirações, grandes ideais, enfim que você se complete.
    Você é uma ótima pessoa e eu torço muito por você.Seja muito feliz. Parabéns Feliz Aniversário!

  • Que outras editoras sigam o exemplo da editora Nemo.tem muita história boa que precisa ser mostrada, que outras editoras cubram os buracos que as grandes não enxergam em relação a banda desenhada….

Deixe seu comentário