Quadrinhos

Exploramos as incríveis aventuras Linha Clara de Scott & Hasting, de Frédéric Marniquet

Escrito por PH

dfdfdNascido em 1963 em Epernay (França), Frédéric Marniquet é um desenhista de quadrinhos que adora o visual presente nos álbuns de Edgar Pierre Jacobs, fato que fica evidente em seu trabalho. Ele foi o criador de As Aventuras de Scott & Hasting, mais um clone jacobniano que se encontra inédito em português. No meu acervo pessoal, possuo os dois álbuns desta encerrada série. Ao contrário da maioria das tramas do gênero, que se passam geralmente entre o começo e a metade do século XX, Scott & Hasting vivem sua epopeia fantástica em 1895.

Na primeira aventura da dupla, A Tumba de Raskhenotep (La Tombe de Raskhenotep), eles lidam com um misterioso e antigo templo de 10.000 anos, descoberto na Ilha de Filas, bem no meio do Rio Nilo, onde é achada uma tumba ligada ao culto de uma terrível entidade negra. O célebre arqueólogo escocês Duncan Scott e seu amigo, o britânico Coronel Hasting precisarão libertar Gavin, o filho de Scott que foi levado por uma monstruosa criatura. A estética aqui é bastante inspirada no visual Ligne Claire de Blake e Mortimer e começa no clima do que vemos em O Mistério da Grande Pirâmide. A HQ é de 2001.

20160124_100825-1-1-1

20160124_100932-1

Já na segunda aventura, de 2002, Encontro em Dunmhor (Rendez-vous à Dunmhor), nossos clássicos heróis vão parar no pequeno Porto de Highlands, na Escócia, de onde partem em direção a uma lendária ilha fantasma. Lá, são recebidos pelos corpos de homens enforcados e deixados pendurados com placas em que estão escritos os nomes de Scott e Hasting. Para incrementar o suspense, eles se deparam com piratas dos mares que voltam do passado, sete pedras preciosas alienígenas que envolvem uma múmia e um misterioso personagem que é a cara do ator Sean Connery. Talvez, eles tenham uma resposta sobre o paradeiro de Gavin, prisioneiro de Raskhenotep, O Maudito.

20160124_101011-1-1

20160124_100719

Os dois álbuns analisados para a matéria tem capa dura, alto padrão de impressão e a marca da Editora Albin Michel. Assim que os abrimos, vemos duas páginas azuis que exibem vários quadros em uma velha sala de mansão, lembrando a introdutória e tradicional galeria de personagens que antecedem as histórias de Tintin. Será que, um dia, esse material pinta por aqui? Alô AVEC EDITORA!

Por PH.

20160124_100702

bom

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Ansiosa pela tradução desta maravilhosa série.Scott é um eminente arqueólogo e escritor escocês, Hast é um ex-oficial herói da cavalaria britânica das guerras coloniais..

Deixe seu comentário