Livros

“Eles marcharam sobre a Lua: Da ficção à realidade”, o fora de série de Tintin que continua inédito no Brasil

Escrito por PH

20160127_123717O que devemos esperar de um livro ilustrado que tem capa de Hergé e Bob de Moor, mostrando o Professor Girassol, Tintin e o Capitão Haddock dando as boas vindas ao primeiro astronauta da NASA a botar os pés na Lua? Esta maravilha existiu de fato, publicada pela Casterman no passado, dando o recado claro de que no imaginário de muitos, Tintin foi o primeiro a chegar ao nosso satélite natural, mais de uma década antes de Neil Armstrong.

Ils ont marché sur la Lune: De la fiction à la réalité (Eles marcharam sobre a Lua: Da ficção à realidade) é um álbum fora de série que foi concebido por Gérard Guégan, por ocasião de uma exposição apresentada no Centre Wallonie Bruxelles, em Paris, de 13 de junho a 9 de setembro de 1985. Recheado de fotos e rico texto sobre a exploração espacial, a edição faz um paralelo entre as HQs Rumo à Lua e Explorando a Lua, ambas do começo dos anos 1950, e a realidade da tecnologia que proporcionou um dos maiores feitos conseguidos pela humanidade.

No total, são 40 páginas com dados científicos e ilustrações de Hergé que ajudam a entender como foi o processo que levou o homem a dar seus primeiros passos fora da Terra. Várias imagens que compõe essa obra foram cedidas pela própria NASA e pelo Centro Belga de Astronomia. No final da publicação, Hergé diz: “Por acreditar em seus sonhos, o homem os transformou em realidade”.

Aproveitando este pequeno artigo que escrevi para lembrar desta maravilha, produzi uma foto especial, postada por último, na qual substituo o Tintin que estava desenhado na estampa de Ils ont marché sur la Lune por um colecionável do personagem que pertence a minha coleção. Espero que gostem!

Imagens: Hergé / Casterman

Por PH.

ttttttt

20160127_123808

20160127_123744

Tintin na Lua

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário