Especiais

Uma nova Livraria Leonardo da Vinci estará funcionando em 2016

Escrito por PH

Untitled-4Em meio à paisagem urbana do centro do Rio de janeiro, em plena Avenida Rio Branco, fica localizada uma livraria, cuja história se funde com o patrimônio cultural de nossa cidade. Fundada em 1952, é endereço certo de quem busca uma boa leitura. Possuindo um acervo invejável de livros nacionais e importados, muitos extremamente raros, a loja funciona no subsolo do Edifício Marquês do Herval. Resistiu bravamente à concorrência, durante bastante tempo, possuindo uma seção dedicada inteiramente às revistas em quadrinhos franco-belgas e nacionais.

Neste tempo todo, a Leonardo da Vinci abasteceu incrivelmente o meu acervo pessoal, desde o ano de 1973. Nunca me cobraram antecipadamente por meus pedidos. Na base da confiança, só pagava, quando as encomendas vindas de França e Bélgica chegavam.

Neste final de dezembro, a livraria muda de dono, entregando o comando de suas atividades a um grupo de São Paulo. Suas instalações entrarão em obra para uma nova etapa de negócios.

No dia 25 de novembro de 2015, conversei com Milena Duchiade, filha da fundadora do lugar, que me explicou como serão essas mudanças. O resultado de nosso bate-papo, você vê no vídeo abaixo. Se perceber bem, há um momento em que Milena não consegue disfarçar sua emoção.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

  • Livraria Leonardo da Vinci eternamente em nossos coraçoes. Cinco décadas de conhecimento e cultura, nos primeiros anos, a Livraria Leonardo da Vinci vendia apenas livros franceses. Mais tarde passou a importar também de outros países europeus e dos Estados Unidos. foi frequentada por escritores, intelectuais e juristas. Em 2004, inaugurou uma filial, a Piccola Da Vinci, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Outra inovação recente foi a abertura do Baú do Leonardo, uma seção de pontas de estoque e livros usados, que serve para exposições.

Deixe seu comentário