Quadrinhos

Veja as nossas impressões sobre a edição em português de “This One Summer”, de Mariko Tamaki e Jillian Tamaki

Escrito por PH

12227722_439730259548980_5991299551344072225_nJá havíamos falado dessa graphic novel, quando saiu em inglês. Agora, conseguimos a edição portuguesa de Finalmente o Verão. Ela desembarcou em junho, em terras lusitanas, pela Planeta Tangerina, fazendo parte da série Dois Passos e Um Salto, coleção destinada a “adolescentes e outros leitores mais crescidos”.

This One Summer, das primas Mariko Tamaki e Jillian Tamaki, é uma belíssima graphic novel, incluída em 2014 na lista das mais vendidas do The New York Times. Seus desenhos dão sensualidade à envolvente história, enquanto as cores em tons de cinza completam o belíssimo resultado final, lembrado a estética do mangá, mas com leitura da esquerda para direita.

Em sua trama, Rose sempre foi acostumada nos verões a ir com seus pais para uma casa em torno de um lago. Windy, a amiga de Rose que é quase como uma irmã para ela, também está sempre por lá. Em termos de experiência de vida, Rose é um pouco mais madura e começa a entrar mais de sola na adolescência do que sua colega. Talvez, por isso, esta temporada não seja exatamente igual às anteriores. Rose apresenta novos interesses, menos infantis, e começa a prestar atenção a um grupo de indivíduos mais velhos do que ela e que passam por sérios problemas, incluindo o advento de uma gravidez não desejada. Para tornar aquela experiência ainda mais diferente, o pai de Rose deixa o lugar, após uma briga com sua mãe. É um momento de vivenciar novos sentimentos e enfrentar a dor do crescimento emocional por qual todos passamos.

Apesar de suas 326, a leitura flui incrivelmente e em nenhum momento se torna chata. A maneira cheia de poesia com a qual esta narrativa é contada encanta!

A HQ tem formato de 21,5 x 15 cm, preço de € 18,90 e peso de 476 g. Sua capa foi impressa em brochura e o formato do livro é o de 15,5 x 2,5 x 21,2 cm.

Veja só a lista de prêmios desta publicação: Booklist Editor’s Choice Title, Globe and Mail Best Book of the Year, Horn Book Fanfare Title, The Onion AV Club Best of the Year, Kirkus Best of the Year, Booklist Top 10 Graphic Novels for Youth e Lynd Ward Graphic Novel Prize. Além disso, a publicação também foi bastante elogiada por Craig Thompson, autor de Blankets, que escreve otimistas palavras sobre ela no final do livro.

Leitura recomentada pelo Tujaviu!

Por PH.

dsdsdsd81

Untiffdfdfdfdtled-1

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

Deixe seu comentário