Quadrinhos

Sai a resenha do Tujaviu para Cerrado em Quadrinhos, do cartunista Alves

Escrito por PH

2015-11-21 22.08.06 (1)Poucas HQs tem uma missão ecológica tão importante e louvável, quanto Cerrado em Quadrinhos, do cartunista mineiro Alves. Com traços despojados que traduzem a cara do interior dol Brasil, este quadrinho alerta para as inúmeras agressões que o nosso Cerrado vem sofrendo. Vegetação do tipo savana que faz parte de um dos seis biomas nacionais, é o segundo deles em tamanho. Mesmo sendo diferente das glamourosas florestas verdes, internacionalmente divulgadas, esta área do Brasil apresenta uma riqueza incrível e grande  variedade de animais e grupos étnicos. Como já é de se esperar, o Cerrado é uma das muitas vítimas do aumento da agricultura e pecuária, além da expansão das cidades sobre o campo. Com isso, índios ficam sem terras, animais perdem suas rotas de fuga em queimadas e a biodiversidade diminui. O que aumenta mesmo é a conta bancária dos envolvidos no agronegócio.

Agora imagine, se alguém conseguisse dar este recado através de tiras, transformando tudo isso num verdadeiro testemunho da irresponsável destruição de uma importante região do planeta. Lançando mão de bom-humor e críticas, o discurso de Alves se soma ao de muitos que agem pela preservação do Cerrado, mas que não possuem o dom divino da arte do desenho para esclarecer e educar.

Parabéns a este premiado colaborador da revista Mad, com ilustrações e charges publicadas no jornal Le Monde Diplomatique Brasil, entre outros feitos profissionais, e à Editora Nemo pela escolha do título e autor.

Cerrado em quadrinhos tem 64 páginas, formato de 24 x 17 cm , capa em brochura e preço de  R$ 29,90. Trata-se de produto genuinamente brasileiro!

Por PH.

2015-11-21 22.08.06 (1)

12279032_441276009394405_6839455334711750367_n

 

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • O cartunista e geógrafo Evandro Alves começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos no ano de 1993 . Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – Publica nos jornais Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique Brasil e Jornal Hoje em Dia. Autor do álbum "A Rua de Lá" é um dos cartunistas mais premiados do Brasil.

Deixe seu comentário