Especiais

Rodrigo Ramos visita o AmadoraBD 2015, Festival Internacional de Banda Desenhada

Escrito por PH

IMG_6443O AmadoraBd vai na sua 26ª edição e este ano, como vem sendo habitual, tivemos o prazer de ter entre nós um nome gigante da banda desenhada mundial, Jacques Tardi.

Em relação a exposições, destacamos: Zona de Desconforto, de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista (Chili com Carne/Melhor Álbum Português), A Batalha de 14 de Agosto de 1385, de Pedro Massano (Gradiva/Melhor Desenho para Álbum Português), Hawk, de André Oliveira (arg.) (Kingpin Books/Melhor Argumento de Álbum Português) As Serpentes de Água, de Tony Sandoval (Kingpin Books/Melhor Álbum de Autor Estrangeiro), No Presépio, de Álvaro (Insónia/Álvaro Santos/Melhor Álbum de Tiras Humorísticas), Jim del Monaco, de Louro e Simões (Edições Asa, edição comemorativa do 30º aniversário) e claro, o brilhante O Pugilista, de Reinhard Kleist (Polvo Editora).

IMG_6312

IMG_6247 b

IMG_6238

IMG_6241

IMG_6213

A exposição central que deu o nome a esta edição “A Criança na BD” é uma homenagem ao centenário das personagens infantis Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais. Estas aventuras, publicadas n’O Século Cómico, são consideradas a vanguarda europeia da 9ª Arte da época. Nesta exposição, podemos observar vários heróis da nossa infância, alguns deles, ainda hoje em dia, acompanhamos as suas aventuras, mas sentimos um certo saudosismo dos tempos de infância.

Nas sessões de autógrafos, tivemos um misto entre “dinossauros” da 9ª arte como são Jacques Tardi, Horacio Altuna, José Ruy, e novas revelações da banda desenhada portuguesa, algumas já com créditos firmados fora de portas ,como são exemplo Ricardo Cabral, Osvaldo Media, Filipe Andrade, Jorge Coelho, Nuno Plati, André Oliveira entre muitos outros.

IMG_6301

IMG_6316

Por ultimo, uma palavra para os vossos conterrâneos, André Diniz, com quem tive o prazer de trocar umas ideias sobre a actualidade bedéfila brasileira, as suas obras e projectos futuros, e Marcelo Quintanilha, que veio apresentar o seu livro Talco de vidro, agora com edição portuguesa pela Polvo Editora.

Um abraço de Portugal…

Rodrigo Ramos.

IMG_6426

IMG_6454

Fotos: Carla Ramos.

Vídeo produzido por www.tujaviu.com

O Tujaviu agradece a Rodrigo Ramos e ao site: www.bandasdesenhadas.com

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Que show de cultura, grande oportunidade para os artistas mostrarem as suas potencialidades artísticas.O FIBDA, teve a sua primeira edição em 1989 , tendo-se mantido ininterruptamente até aos dias de hoje.Considerado o mais importante festival de banda desenhada, permitindo o convívio entre os profissionais e autores de diversas nacionalidades.

Deixe seu comentário