Quadrinhos

Mathieu Sapin e Marguerite Abouet lançam a sexta HQ de sua sapeca AKISSI

Escrito por PH

sdasdfsdfsdfsdfasfafafAkissi é uma HQ que tem arte do desenhista francês Mathieu Sapin, mesmo autor de Une “Fantasie du Docteur Ox, Le Château”, “Une Année dans les Coulisses de l’Élysée” e muitos outros títulos. Desta série, cinco álbuns já foram publicados lá fora pela Gallimard. Somente o primeiro deles saiu no Brasil em 2011, pela Editora Ática, intitulado O Ataque dos Gatos. Todos tem roteiro de Marguerite Abouet, artista que ficou famosa por escrever os textos de Bienvenue e Aya de Yopougon. São os desenhos intencionalmente despojados de Sapin que dão uma charme extra a esta verdadeira epopeia infantil africana. A protagonista da HQ é Akissi, uma garotinha da Costa do Marfim que está sempre se metendo em encrencas. Inquieta, e levada da breca, possui um macaco como bicho de estimação.

No dia 13 de novembro, chegou o sexto tomo da coleção, com o nome de Sans Amis (Sem Amigos). Nele, Sido é a nova aluna da escola em que Akissi estuda. A menina não tem uma das pernas, segundo ela, comida por um grande leão na floresta, e começa a atrair olhares. Se sentindo ofuscada, Akissi dará o seu jeito para resolver a situação e retornar à posição de queridinha de todos. É claro que conhecendo o temperamento de nossa heroína de trancinhas, dá para imaginar as confusões que ela vai aprontar para atingir seu objetivo.

Por acaso, já li as cinco primeiras HQs de Akissi e aprovei. Ela é naturalmente mais infantil do que Aya e Bienvenue, mas muito engraçada! Em um de seus tomos anteriores, chegou a fazer graça com o antológico seriado japonês SPECTREMAN. Não faz feio, junto ao público adulto!

Sans Amis tem formato de 20,5 x 26,7 cm, 48 páginas coloridas e capa dura. Seu preço é de 10,05 euros. No Brasil, parece que paramos realmente no primeiro tomo. Snif! Snif!

Por PH.

Capa e prancha da HQ obtida em http://www.bdnet.com/

Imagens: © Gallimard 2015// Mathieu Sapin.

capaaaa

Akissi_6.indd

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Eu fico imaginando tujaviu como foi para a autora escrever esse quadrinho. É como surgiu essa inspiração de escrever sua própria infância.

Deixe seu comentário