Quadrinhos

“Bernard Prince: O General Satã” é o primeiro álbum da nova Colecção ASA/Público

Escrito por PH

dsssd1Já publicada parcialmente em álbuns portugueses, no passado, por Editorial Íbis, Livraria Bertrand, Distri, Meribérica e Vitamina BD, a série Bernard Prince faz seu retorno triunfal à terras lusitanas, encartado no Jornal Público. Semanalmente, até o dia 27 de janeiro de 2016, 12 álbuns do personagem criado pela dupla Hermann e Greg chegarão às mãos do leitor. O primeiro desta maravilhosa saga franco-belga é O General Satã, de 1969, álbum que também inclui a história Os Piratas de Lokanga.

A primeira narrativa se passa na África Central, onde Prince, acompanhado por Djinn, aceita a tarefa de recuperar a carga de um avião que caiu na selva. Com a ajuda de Barney Jordan, um marinheiro australiano que Bernard conhece na área, nosso herói consegue chegar ao local do acidente. Mas a misteriosa carga se torna alvo da cobiça de muitos. Na segunda aventura, o trio agora constituído por Bernard Prince, Barney Jordan e Djinn está na Ásia, sendo requisitado pelas autoridades regionais para abastecer de armas e víveres o Forte das Mil Nuvens. O problema é que a fortificação, que é o ponto principal de todo o sistema de segurança costeira, está cercado por um poderoso adversário, conhecido como General Satã!

O material não será vendido no Brasil, como sempre. O General Satã e todos os outros desta série custarão, cada um, a bagatela de €5.40. Trata-se de mais uma louvável iniciativa da parceria ASA/Público para os admiradores da banda desenhada clássica.

Por mais estranho que possa soar para os brasileiros, Bernard Prince é um dos mais consagrados heróis dos quadrinhos europeus. Devido a uma peculiar característica de nosso mercado de HQs, não chegou a ficar conhecido por aqui. Poucos de seus títulos portugueses desembarcaram, no Brasil, entre o final dos anos 1960 e começo da década de 1970. Costumava comprar estas edições na extinta papelaria Casa Mattos e nas livrarias SODILER e SCILIANO! E olha que eu só tinha oito anos nessa época! Por isso, Bernard e outros do gênero são completamente familiares para este brasileiro que escreve o texto! Fui habituado a isso, desde pequeno, aqui mesmo no Rio de janeiro! Infelizmente, meus amigos e o mundo tupiniquim inteiro desconhecem o assunto! Será que eu fui criado em uma dimensão paralela! O que posso dizer, é que logo que me dei por gente e descobri que existiam quadrinhos enormes, em capa dura, com roteiros magníficos, ambientados em vários locais do mundo e impressos em papel de qualidade excepcional, isto mudou a minha vida para sempre! Daí pra frente, já se passaram mais de 40 anos! Aprender francês foi o passo seguinte! Não me arrependo!

Por PH.

Bernard Prince ASA - 1

12208753_439591292896210_8820357200914514490_n

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Ainda não tive contato com a serie franco-belga de Bernard Prince. Só atraves do site tujaviu,aliás fiquei curiosa com sua resenha, porque o General Wang-Ho,e apelidado de General Satã.

Deixe seu comentário