Especiais

Em “Gauleses Fora de Série”, novo quadro do site Tujaviu, conheça as aventuras solo de Ideiafix

Escrito por PH

Sem título-2 cópiaPublicada na França, entre 1972 e 1982, a série Une Aventure D’idéfix: La Mascotte d’Astérix teve um total de 18 volumes. Não era exatamente um quadrinho, já que possuía apenas ilustrações e texto, sendo mais direcionado ao público infantil. Com o tempo, esta HQ acabou virando peça de coleção, por fazer parte das edições fora de série de Asterix!

Em 1997, na parisiense Livraria Boulinier, tive a sorte de me deparar com dois tomos dessa coleção, comprando-os de imediato. Não hesitei! Todos tem roteiro de Goscinny, desenhos de Uderzo, a marca das ÉDITIONS DU LOMBARD, capa dura, 12 páginas e formato de 19,5 x 22,3 cm. O personagem principal desta saga, já encerrada, é o cachorro Ideiafix, animal de estimação de Obelix.

Em Asterix au Cirque (Asterix no Circo), primeiro dos dois álbum que consegui milagrosamente, Asterix, Obelix e Ideiafix parecem estar nas imediações de Lutécia, nome que Paris teve no passado. Enquanto pescam em um rio, um circo itinerante chega para se instalar na cidade. Nossos heróis gauleses ficam maravilhados com a novidade, que inclui malabaristas, músicos, equilibristas, palhaços e bichos selvagens adestrados. De todos, Ideiafix é o que mais se fascina por tudo aquilo. Decide então trabalhar no circo e abandonar seu gordo dono. O bichano pretende com isso, virar um grande astro e retornar famoso, um dia, para que seu proprietário sinta orgulho dele. Fazendo amizade com alguns cães da trupe, Ideiafix se esconde das buscas que Obelix começa a fazer por ele. Depois de um tempo, assim que a temporada do circo se encerra, tudo já está pronto para que o grupo parta em um barco, indo para outra localidade. Será que Ideiafix terá mesmo coragem suficiente para deixar Obelix, seu companheiro de tantas histórias? Para saber, só mesmo lendo esta aventura que não teve tradução para o português. Mesmo assim, vale pela curiosidade!

Em breve, falarei sobre Idefix et la petite fille, outro título desta saga especial. Et vive la France!

Por PH.

2015-10-01 11.21.26

2015-10-01 11.17.36

2015-10-01 11.17.11

2015-10-01 11.18.49

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Idéfix companheiro de Obélix! grande defensor da natureza. Inimigo de Júlio César, sua primeira aparição foi em " A Volta à Gália" editado em 1965.

  • Deve ser muito bacana. Deu vontade de ser criança, ou ter um filho pra quem ler isso. Deixa o Mauricio de Sousa ficar sabendo e aí teremos As Aventuras de Bidu, o Cachorro do Franjinha… Pois se já fizeram Mônica Daltônica nesse formato…!!!

Deixe seu comentário