Quadrinhos

Revelamos mais detalhes sobre a rara versão em português de “Fighters: Objectif Peenemünde”, de Émile Bravo

Escrito por PH

20150929_074119Émile Bravo é um desenhista e ilustrador bastante conhecido na Europa. A origem do artista é espanhola, apesar dele ter nascido na França em 1964. Sua arte é bastante influenciada pela Ligne Claire, estilo popularizado por Hergé. Um de seus únicos títulos lançados em nosso idioma se chama Fighters: Operação Peenemünde. Perdido entre os diversos títulos da minha coleção, só foi achado recentemente. Aproveitando a oportunidade, resgatei o texto de matéria que já havia escrito sobre a HQ, tirei várias fotos de meu exemplar e postei as imagens registradas no final do texto.

Datando de 1988, a história do quadrinho acontece na Inglaterra, durante o mês de agosto de 1943. A narrativa fala das incríveis batalhas aéreas que foram travadas em fins da Segunda Guerra Mundial, penetrando fundo no universo dos pilotos e mecânicos que vivenciaram este terrível conflito. Em sua trama, o Capitão Harris, oficial da Oitava Divisão da Força Aérea Americana, é enviado a uma base inglesa. Ele atuará como observador da operação de ataque às instalações secretas da Ilha de Peenemünde, local em que os alemães testavam seus temíveis foguetes V1. Essa arma, também conhecida pelos ingleses como Barata Tonta, Bomba Besouro ou Bomba Voadora, era na verdade um monoplano que alcançava uma velocidade de mais de 480 km/h, a altitudes de até 1.200 metros. O artefato podia igualmente viajar bem baixo, quase tocando as copas das árvores.

Bastante embasado historicamente, este trabalho foi o primeiro de Bravo a parar nas páginas de um álbum. A única diferença é que o traço de Émile, neste quadrinho, é bem diferente daquele que o autor usa atualmente, carregado de um toque bastante infantil. Ao contrário desta sua singela marca registrada, Operação Peenemünde chega a ter tórridas cenas de sexo! A edição tem 48 páginas e capa em brochura.

Émile Bravo também é o autor de: Les Véritables Aventures d’Aleksis Strogonov, Les Épatantes Aventures de Jules, Une Aventure de Spirou et Fantasio, Spirou: Le Journal d’un Ingénu, Ma maman est en Amérique, Le Jardin d’Émile Bravo e On nous a coupé les ailes e Boucle d’Or et les sept ours nains. Fighters: Operação Peenemünde foi publicado pelas Edições Sorg, empresa de Jacques Sorg, roteirista da aventura. Estranhamente, da impressão francesa, foi disponibilizada uma pequena tiragem em português deste título. Não é fácil de achá-lo à venda!

Por PH.

Untitled-2

20150929_074433

20150929_074419

20150929_074344

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

9 Comentários

Deixe seu comentário