Quadrinhos

Magnum Photos : “Omaha Beach, 6 juin 1944″ é um impressionante documento em quadrinhos sobre o famoso Dia D

Escrito por PH

9782800161983-large-magnum-photos-tome-1-omaha-beach-6-juin-1944Magnum Photos : Omaha Beach, 6 juin 1944, volume da Coleção Aire Libre, foi uma das grandes novidades das Edições Dupuis em 2014. Só agora, pude conferi-lo! Trata-se de um álbum dedicado ao húngaro Robert Capa, um dos mais respeitados fotógrafos de guerra, profissional que cobriu os mais significativos conflitos armados da primeira metade do século XX.

Um de seus registros mais notórios foi feito na Praia de Omaha, em 6 de junho de 1944, por ocasião do Dia D, evento em que as tropas americanas abriram caminho para libertar a França do domínio alemão, em fins da Segunda Guerra Mundial. Ele foi o único integrante da imprensa a desembarcar em praia da Normandia.

Na verdade, Capa realizou um ato extremamente corajoso e poderia ter sido morto na empreitada, já que o fogo dos bunkers alemães era intenso e não havia proteção para os militares que chegavam em embarcações de transporte de tropas. Estas, muitas vezes, explodiam antes de chegar ao fim de sua missão. Para preservar a própria vida, Robert partiu para este desafio, da maneira mais rápida possível. Tirou inúmeras fotos em sequência, enquanto desviava de balas mortais, e regressou são e salvo ao navio do qual partiu. Tudo o que registrou ficou circunscrito ao perímetro formado entre o quebrar das ondas e o início da praia. Não havia como avançar mais pela areia! Após o trabalho, ainda ajudou a salvar muitos de seus companheiros e a carregar cadáveres.

A foto da capa do álbum, tirada por Capa naquele terrível e sangrento episódio, se tornaria mundialmente conhecida, virando uma espécie de símbolo da data. É uma cena que nos diz muito sobre a guerra e a respeito do perigo e incrível tensão que dominaram a histórica ação. Mesmo assim, não nos conta nada sobre o autor da obra e aquele instante preciso em que Capa apoiou seu aparelho na areia e eternizou um importante acontecimento do século passado. Magnum Photos: Omaha Beach, 6 juin 1944 veio para reparar a injustiça, se detendo sobre esta imagem única. Fruto do encontro entre quadrinistas e um fotógrafo, a obra convida o leitor a presenciar um grande momento da trajetória da fotografia moderna, além de vasculhar o que está por trás de um olhar e de uma linguagem. O material é enriquecido por quarenta páginas de arquivos fotográficos da agência Magnum Photos, de entrevistas, de pranchas de contato e de testemunhos de quem viveu aquilo tudo.

Os desenhos de Omaha Beach ficaram a cargo de Dominique Bertail, em preto e tons de cinza, com texto de Morvan. Apesar de ser uma HQ, a publicação se enquadra melhor no segmento de Documento Histórico/Biografia. O volume tem 104 páginas, formato retangular e possui capa dura. Seu  preço máximo é de 15,50 euros. Se encontra inédito em português!

Adorei ler esta preciosidade e aprender bastante com ela!

Por PH, a partir de texto fornecido pelas Edições Dupuis e impressões coletadas pela leitura da obra.

9782800161983-large-magnum-photos-tome-1-omaha-beach-6-juin-1944

PLANCHEEEE

11224682_428720057316667_5505401397155179607_n

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Excelente resenha,chamada de praia de sangue. Segundo pesquisei causou o maior número de mortes e perdas do Dia D, a maioria por afogamento.

Deixe seu comentário