Quadrinhos

Saltos temporais no futuro e paisagens alienígenas deslumbrantes aguardam o leitor em “Survivants 3”, quadrinho do brasileiro LEO

Escrito por PH

matPublicado em 11 de setembro de 2014, Survivants: Tome 3 é mais uma grande aventura de ficção científica que sai das mãos e mente do brasileiro LEO, artista que é bastante valorizado na França, por seu incrível talento, e desconhecido em seu país de origem. Por aqui, apenas a franquia Os Mundos de Aldebaran circulou sem muito estardalhaço nas bancas, sendo descontinuada em seguida pela Panini.

Survivants (Anomalies Quantiques) é uma série paralela à Aldebaran, Betelgeuse e Antares. Todas as três últimas citadas foram protagonizadas pela linda, corajosa e desbravadora Kim. Na época desta moderna guerreira, os humanos saem de sua zona de conforto terrestre e partem para colonizar outros mundos. Survivants começou a sair em 2011, apresentando uma nova heroína. Trata-se da também bela e sexy Manon. Ela está entre um grupo de terrestres que partem em uma nave para Aldebaran. Infelizmente, seu veículo espacial vai parar em um planeta que sofre com boas doses de perturbações quânticas, atraindo todo o tipo de seres da galáxia para seu solo. Lá, acabam conhecendo uma raça de felinos bípedes, os holorans, dos quais se tornam amigos e protegidos. Inexplicavelmente, uma parte desses humanos, inclusive Manon, dá um salto temporal no futuro e quando retorna, um dia apenas havia se passado para eles, enquanto seis anos se foram para os que não sofreram com o estranho distúrbio. Agora que estão reunidos mais uma vez, uma expedição será montada, formada por holorans e terrestres, com o objetivo de localizar a região do planeta que seria responsável por essas ondas misteriosas. A bordo de um avião construído por eles, Manon, Alex, Djamile, Antac e Selkert se lançam na direção do obscuro. Eles esperam encontrar a civilização que está por trás dos estranhos fenômenos e usar sua tecnologia a seu favor para retornarem a seus respectivos mundos.

Desta vez, a trama demora um pouco a ganhar ação, envolta em questões pessoais dos personagens, mas toma um rumo espetacular, a partir da metade do volume, quando o leitor é apresentado a paisagens alienígenas espetaculares, criaturas extraterrestres que só LEO sabe desenhar. No meio desse quadro, a equipe poderá perder um de seus membros.

O álbum Survivants 3 só chegou no mês passado às minhas mãos e foi rapidamente conferido para a realização desta resenha. A publicação tem a marca da Dargaud, formato de 22,5 x 30 cm, 48 páginas, capa dura e idioma em francês. É mais uma daquelas maravilhas europeias que nosso mercado de HQs faz questão de ignorar. Como não ligamos para nada disso, já estamos começando a ler CENTAURUS, da Delcourt, outra série de LEO. Esta foi feita em parceria com Rodolphe (texto), Zoran Janjetov (desenhos) e Zoran Janjetov Jr (cores).

Por PH.

Imagnes : © DARGAUD / Leo

Survivants 3

Planche

 

Planche 4

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário