Quadrinhos

Edição americana de Le jeune Albert, de Yves Chaland, é a “maior” HQ da coleção do site Tujaviu

Escrito por PH

Young-Albert_coverDesde a morte de Hergé, o criador de Tintin, em 1983, vários artistas europeus tem tentado reproduzir o jeito de desenhar que foi bastante popularizado por este belga, cujo nome verdadeiro era Georges Remi. Todos eles possuem em comum, além do traço, o fato de pertencerem à Ligne Claire, uma ala da HQ que utiliza cores chapadas, traços simples para personagens e pouquíssimo ou nenhum sombreamento.

Estão entre os mais importantes representantes deste estilo: Joost Swarte, Ted Benoît, Edgar Pierre Jacobs, René Sterne, André Juillard, Serge Clerc, Floc’h e Yves Chaland. De todos estes, Chaland talvez tenha sido um dos maiores baluartes modernos do segmento. Ele faleceu em 1990, vítima de um acidente de automóvel, deixando uma vasta obra que alcançou seu auge nos anos 1980.

Chaland publicou suas primeiras pranchas no fanzine Biblipop, quando tinha apenas 17 anos. No ano de 1978, começou a colaborar com a então vanguardista Métal Hurlant, a convite de Pierre Dionnet. Aproveitou o material que editou nesta revista e lançou seu primeiro trabalho, o álbum Captivant.

Com um estilo bastante retrô, cheio de referências aos anos 1950, Chaland seria responsável pelo desenvolvimento de vários personagens. Os mais famosos foram: Bob Fish, Adolphus Claar, Freddy Lombard e Le Jeune Albert. Em relação a este último citado, já possuíamos seu álbum de 1985. Trata-se de um pequeno exemplar de 16,5 x 23,5 cm, com 46 páginas coloridas, trazendo a marca de Humanoïdes Associés. O volume foi garimpado, em São Paulo, na Livraria Francesa.

Uma versão mais nova, em grande formato, saiu em agosto de 2012, pela Humanoïdes de Los Angeles. O avantajado quadrinho passou a fazer parte da coleção em 2013. Traduzido para o inglês, o quadrinho tem gigantescos 30 x 40,5 cm, um tamanho que se assemelha ao dos antigos álbuns de Flash Gordon e Príncipe Valente da Ebal (Editora Brasii-América). Para que o leitor tenha uma ideia, exibimos uma imagem em que colocamos a velha e a recente impressão, lado a lado. Minha própria mão aparece para dar a real noção das dimensões. Também tirei uma foto com a preciosidade!

Foram apenas 550 cópias produzidas. A nossa correspondente ao número 84 desta seleta tiragem. Seu preço de U$ 69,00, apesar de elevado, é justo! O volume possui 80 páginas, capa cartonada e acabamento de altíssimo luxo. Não tem como ler algo assim no tablet! No final da publicação, há um bônus com ilustrações adicionais e texto escrito, em 1992, por Jean-Luc Fromental. Puro delírio para quem curte quadrinhos franco-belgas! Esta maravilha que é tema da matéria veio da Forbidden Planet, loja novaiorquina de HQs.

Para quem nunca ouviu falar sobre o herói, Young Albert é um jovem problemático e que faz todo o tipo de besteiras. Ele parece acumular a maioria dos defeitos da humanidade em si próprio. O personagem esteve igualmente nas páginas da saudosa Métal Hurlant e da ainda publicada Heavy Metal. Nesta revista americana, suas aparições foram bem mais generosas. O desenho de Le Jeune Albert é extremamente simples e suas pranchas carregam um visual que se assemelha a tiras de jornal.

Por PH.

Copyright © 2012 Humanoïdes Associés. All Rights Reserved.

Young-Albert_cover

7

1

IMG_20150525_112710

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário