Quadrinhos

Criado pelo desenhista Mattiheu Bonhomme, Esteban é um jovem que vive emocionantes aventuras marítimas na América do Sul

Escrito por PH

matCriado pelo francês Mattiheu Bonhomme e colorido por Delphine Chédru, Esteban é um dos personagens franco-belgas de quadrinhos que tem feito sucesso nas páginas do Journal de Spirou. Seu idealizador deu seus primeiros passos no mundo das HQs, ao se interessar pelo trabalho de Peyo, o pai dos Strunfs (Smurfs). Depois, conheceu Christian Rossi, Jean-Claude Mézières et Serge Le Tendre, que o iniciaram profissionalmente no universo dos quadrinhos. Suas primeiras pranchas foram desenhadas para a revista Okapi, publicação para a qual também desenhou Émile Bravo. Junto com Lewis Trondheim, Mathieu realizou Omni-visibilis. No Brasil, sua arte pode ser vista na coleção O Pequeno Príncipe, de Didier Poli e Guillaume Dorison, editada pelo selo Amarilys, pertencente à Editora Manole. Em um dos tomos da saga, No Planeta de Jade, Mattiheu Bonhomme é o desenhista convidado e, no final do álbum, faz sua própria leitura do herói mítico de Antoine de Saint-Exupéry. Quanto a Esteban, tema da matéria, começou a sair em 2005  pela belga Dupuis.

Para quem nunca ouviu falar neste quadrinho, ele apareceu pela primeira vez na extinta revista Capsule Cosmique. O personagem resgata a clássica temática de aventura dos clássicos quadrinhos europeus, mesmo clima que era encontrado no Jornal Tintin. Esta banda desenhada se passa nos locais mais belos e distantes da América do Sul, em meio a paisagens deslumbrantes e gigantescos icebergs.

Esteban é um jovem de 12 anos, filho de uma índia chamada Suzanna. Eles pertencem à tribo dos Tehuelches, um grupo de antigos selvagens que viviam na região da Patagônia argentina e chilena. Após perder sua mãe e membros da família, assassinados numa chacina comandada por homens brancos, Esteban consegue fugir do local do crime e tenta embarcar no baleeiro Leviathan, um dos últimos movido à vela que existiu em seu tempo. A embarcação está prestes a partir em direção ao Cabo Horn, uma das regiões mais inóspitas da Terra. Esteban pede ao capitão do barco que o contrate como arpoador e terá de provar a todos que, apesar de ser somente um jovem, é forte e corajoso para exercer esta difícil função. A princípio, desconfiado, o marujo acaba concordando em ter o garoto como membro da equipe. Após dar provas inequívocas de bravura, conseguindo matar uma baleia, o menino conquista a simpatia e respeito de todos. Este enredo pertence ao primeiro volume de Esteban, intitulado Le Baleinier (2005), publicado originariamente pelo selo Milan.

Desde então, foram editados: Traqués (2006) e La Survie (2009). Depois, pela belga Éditions Dupuis, em 2012, o leitor teve a oportunidade de conhecer Prisonniers du bout du monde (Prisioneiros do fim do mundo), a quarta parte da saga. Por fim, em 2013, foi a vez de Le Sang et la Glace. Agora, todos os títulos desta franquia podem ser comprados com a marca da Dupuis.

Cada história de Esteban tem em média 56 páginas coloridas, capa dura, formato de 22 x 30 cm e preço de 12 euros. Seu idioma é o francês.

Abaixo, veja as capas de todas as suas edições.

Por PH.

Esteban 1 - Le Balenier

Esteban 2 - Traqués

Esteban 3 - La Survie

Esteban 4 - Prisionniers au bout du monde

Sang

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário