Quadrinhos

Confira nossa opinião sobre R.P.I.. RIC!, o mais novo álbum de Ric Hochet

Escrito por PH

dsdsd1Ric Hochet, criado pelo saudoso escritor Tibet e pelo desenhista André-Paul Duchâteau, ganhou uma nova aventura, de autoria de Benoît Zidrou (texto) e Simon Van Liemt (desenhos). O álbum faz parte da série Les Nouvelles Enquêtes de Ric Hochet e da coleção Carte Blanche – Première Donne. Tem capa dura, formato de 22,5 x 29,5 cm, 56 páginas e preço médio de 13,00 €. Este evento editorial aconteceu em 29 de maio de 2015, na Bélgica, via Le Lombard. No começo de junho, o esperado volume desembarcou em Portugal, inaugurando a coleção da ASA, Os Piores Inimigos de Ric Hochet. Intitulada R.I.P.. Ric!, a história corresponde ao número 79 da franquia. Neste momento, confiro sua versão em francês.

Na aventura, Ric chega em casa à noite e é surpreendido por um homem que o suprime sem hesitação, embora não fique claro, no começo da trama, se ele foi assassinado ou não. O bandido em questão não é ninguém menos do que o Camaleão, velho conhecido do jornalista detetive. Nos últimos dois anos que se seguiram à fuga do vilão, ele recorreu a cirurgias plásticas, prática de esporte e ao estudo do comportamento do herói e de sua voz para se transformar fisicamente no repórter. A partir daí, o vilão toma o seu lugar, num momento em que o Comissário Bourdon está prestes a se aposentar e se casar.

Apresentando um traço e visual mais modernos, dando um certo volume aos personagens, o álbum agrada. Ao contrário da recente volta de Michel Vaillant, que rompeu radicalmente com o conceito de Jean Graton, não percebemos muitas mudanças em relação ao estilo retrô de cores chapadas que consagrou Ric Hochet. A novidade, entretanto, fica por conta de inesperadas cenas de nudez de Nadine, a namorada do investigador.

Na página 31, há uma piada que sugere que a cerimônia de união entre Bourdon e sua noiva poderia acontecer no terraço do antigo prédio das Éditions du Lombard, localizado ao lado da Gare du Midi. Quem tenta convencer a administração do edifício a deixar que o evento se realize por lá é o Professor Hermelin, outro dos personagens da série. Isso me fez lembrar da vez em que estive em Bruxelas, em 2003, oportunidade na qual fotografei a construção, que ostenta um enorme display giratório de Tintin, conforme as fotos abaixo.

De maneira geral, gostei do que vi e pretendo comprar a continuação desta BD, que se chamará Meutres dans un jardin français!

Ric Hochet surgiu em 1955, logo se transformando em uma das figuras mais queridas do Jornal Tintin. No Brasil, chegou a ser publicado pela Hemus, em Os Favoritos de Tintin, apesar de não ter emplacado como um grande sucesso das HQs. Seus argumentos são recheadas de mistério e suspense, sempre apresentando desfechos surpreendentes. Ao todo, seus quadrinhos já venderam mais de 15.000.000 de exemplares e foram traduzidos para sete idiomas. Gilbert Gascard, o talentoso Tibet, faleceu em 2010, aos 79 anos.

Por PH.

Fotos: PH.

Images : © LE LOMBARD / Simon Van Liemt / Benoît Zidrou.

20150828_093818

20150828_093836

20150828_093853

20150828_090128

20150828_090144

20150828_090103

RIP

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário