Quadrinhos

Com tinta Nanquim e Ecoline, homenageio a série Asterix, mostrando o beijo inédito entre Cleópatra e Júlio César

Escrito por PH

mattttttQuem conhece história e leu alguma das aventuras de Asterix o Gaulês, sabe que o romance entre o imperador romano Júlio César e a rainha egípcia Cleópatra é verdadeiro. A aliança entre os dois, inclusive, a transformou na toda poderosa do Egito. O que a maioria nunca viu, até agora, foi o registro de um beijo real entre o casal. Pensando nisso, resolvei criar uma ilustração, em fins dos anos 1990, na qual mostrava este singelo e tenro momento.

Imaginei a cena se desenrolando na Gália ocupada, em frente à uma fortificação romana qualquer, presenciada apenas pelo bardo Chatotorix e por um legionário em seu posto de observação. O desenho foi realizado com tinta Ecoline e Nanquin, sofrendo apenas um pequeno retoque recente por computador na grama em que pisam, com o objetivo de deixá-la mais verde. A imagem exibe também apresenta uma mão ousada do influente chefe romano, tocando a região glútea de Cleópatra. Que espertinho!!! É claro que tudo não passou de uma brincadeira.

Lembro que Asterix é um personagem criado pela dupla Albert Uderzo e René Goscinny e seus direitos autorais pertencem às Edições Albert René. Com este post, pretendo apenas homenagear, em forma de paródia, uma das franquias que mais amo nos quadrinhos. Esta é mais uma gravura que fez parte da exposição Deu a louca nos super-heróis, mostra que realizei com alguns de meus trabalhos, em 2000, na Aliança Francesa do Centro do Rio de Janeiro.

Em breve estarei produzindo novidades ligadas à banda desenhada franco-belga, fruto de experiências que ando fazendo no PC. Usando o processo mencionado, já publiquei meu olhar sobre o Capitão AZA, Chacrinha e O Gendarme, este último, interpretado por Louis de Funès. Sinto uma falta imensa de usar tinta de verdade, como nos velhos tempos, mas vou me adaptando à realidade em que vivemos. Como gosto do estilo Linha Clara, caracterizado por cores chapadas, confesso que venho obtendo resultados satisfatórios neste sentido.

Aos desenhistas profissionais que lerem o post, aviso que faço este trabalho como hobby. Não me levem muito a sério, em relação à habilidade e técnica empregadas!

Por PH.

Cleópatra e Júlio

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário