Quadrinhos

“As Aventuras do Professor Baltimont: O Sarcófago de Miquerinos” leva a Linha Clara para as profundezas do oceano

Escrito por PH

20150815_085441Das Éditions Clair de Lune, a mesma que publica Mission ONU, chega mais um álbum em estilo Ligne Claire.  Seu autor é Jean-Louis Aguila, desenhista de Marselha, nascido em 1964. Em Les Aventures du Professeur Baltimont: le Sarcophage de Mykérinos (As Aventuras do Professor Baltimont: O Sarcófago de Miquerinos)Aguila se aproxima bastante da arte e forma de narrativa encontradas na série Blake e Mortimer, de Edgar Pierre Jacobs. O resultado foi aprovado pelo site, que acabou de conferir a aventura.

A trama da HQ começa em 1838, no mês de outubro, quando o navio inglês La Béatrice parte na direção do Reino Unido, levando a bordo o sarcófago do egípcio Faraó Miquerinos, da IV Dinastia, figura nobre que reinou por volta de 2.530 antes de Cristo. A ele, é dedicada a menor das pirâmides do Planalto de Gizé. Por razões obscuras, a embarcação naufraga ao largo de Cartagena, na Espanha, levando a raridade arqueológica para o fundo do oceano, fato verídico. Já no ano de 1952, o Professor Baltimont, físico respeitado, conclui suas pesquisas sobre um gás raro, o Zargon. Misturado ao oxigênio, permite que o homem respire em profundidades abissais. Isto acaba abrindo a possibilidade para a conquista de um território inacessível e inexplorado de nosso planeta. Pensando em aproveitar esta nova tecnologia disponível, o ganancioso bilionário americano Edward Hughes, personagem inspirado no ricaço americano Howard Robard HughesJr., pede ajuda a Baltimont, no sentido de montar uma expedição para resgatar o sarcófago perdido de Miquerinos.  O que o cientista não sabe, a princípio, é que este endinheirado pretende instaurar o Quarto Reich e retornar aos tempos do Nazismo, sendo que desta vez, ele ocupará o lugar de Hitler. A viagem será feita no moderno submarino Abyssus. Em meio a perigos inimagináveis, mostros marinhos e a descoberta de pirâmides submersas e de uma desconhecida civilização extraterrestre marinha, a história encanta e surpreende com um visual que bebe na fonte de O Segredo do Espadão. O mais interessante de tudo é que existe mesmo um projeto para resgatar o sarcófago desaparecido de Miquerinos, o que torna esta obra bastante contemporânea e não apenas baseada em escorregadias teorias da conspiração.

O Sarcófago de Miquerinos saiu no dia 4 de junho de 2015. O volume tem 48 páginas, capa dura, peso de 425,9 gramas, idioma em francês e preço de 14,00 €. Assim como em Mission ONU, tem a marca de PETIT PIERRE & IEIAZEL, um pequeno editor francês que marca presença na internet apenas por um blogspot.

Por PH.

Imagens : © CLAIR DE LUNE / Jean-Louis Aguila.

2015-08-15 08.52.40

20150815_085403

11811421_416148061907200_4033966739308061231_n

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário