Quadrinhos

Série “As Memórias de Mathias”, de Marcel Uderzo, volta a ser editada na França

Escrito por PH

Untitledfdfdfdd-2Mathias é um personagem pouco conhecido de banda desenhada franco-belga. Desenhado por Marcel, irmão de Albert Uderzo, ele carrega muito do visual de Asterix e Humpá-Pá. Esta série circulou entre 1981 e 1985, pelas Éditions Delachaux et Niestlé, tendo Moloch (Michel Glatigny) como roteirista.

Nos álbuns, Le Tambour magique, Le Masque iroquois et Les Dieux du lac, acompanhamos a saga de Mathias, um garoto da Normandia que passa a morar na Nova França (Canadá) do século XVIII. Em 1750, ele vive emocionantes aventuras em terras ainda dominadas por índios e acaba cruzando o caminho do vilão Malária e de seu nefasto bando. Tudo é contado por Mathias, já idoso, revirando suas lembranças na América do Norte.

O primeiro tomo da série chegou a sair em Portugal, pelas Publicações Dom Quixote, em 1982. Eu sou um dos felizardos que possui a HQ! Tive também o prazer de comprar Les Dieux du lac na Livraria Boulinier, em 1997, em Paris. É uma raridade!

Na minha última visita à Cidade Luz, no mês de julho de 2015, descobri que a franquia retornou pela Idées +. Os primeiros volumes saíram, respectivamente, em março e abril. Receberam novas capas e pranchas com cores digitais. Cada edição cartonada custa 15 euros. Em breve, farei uma matéria mais completa sobre esta agradável retorno editorial.

Apesar de não ser tão famoso quanto Uderzo, Marcel é um talento nato. Confira a extraordinária LES PIN-UP DE MARCEL UDERZO, também da Idées+, e descobrirá o quanto este artista, que nasceu em 1933, desenha maravilhosamente bem. LES PIN-UP custa 30 euros.

Nas fotos abaixo, começo exibindo as imagens de capas dos álbuns antigos que possuo. Em seguida, mostro como ficaram as estampas de suas novas edições. Por fim, exibo uma prancha turbinada de le masque Iroqouis e uma propaganda com todos os volumes, incluindo o terceiro e quarto que ainda estão por vir. O último se chamará Le Maître des Bisons.

Por PH.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERACatalogue 2009 EXE pageApage:Mise en page 1

9782916795829_cg

9782916795829_pg

Untitled-3

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário