Quadrinhos

Coleção portuguesa de “Alix”, publicada por ASA/Púbico, teve 16 volumes que nunca chegaram ao Brasil

Escrito por PH

DSC03498Por aqui, ele é meio desconhecido, embora seja um dos personagens de quadrinhos mais respeitados do Velho Continente. Alix foi criado pelo saudoso Jacques Martin, um desenhista que fez parte da equipe que ajudou Hergé a produzir as aventuras de Tintin. Após esta inesquecível colaboração, Martin decidiu seguir sua própria carreira solo. Alix surgiu em 1948, apresentando tramas situadas nos tempos do antigo Império Romano. Para tal, Jacques Martin sempre lançou mão de um roteiro e pesquisa minuciosos, com muita documentação cultural, geográfica e histórica. O artista colocou Alix para viajar pelo mundo, extrapolando as fronteiras de Roma. Só para lembrar, Alix é originário da Gália, assim como Asterix. Nosso herói já visitou a África, a Ásia, a velha Mesopotâmia e muitos outros lugares de nosso planeta.

Mesmo após a morte Martin, em 21 de janeiro de 2010, alguns artistas tem se dedicado à difícil tarefa de continuar esta lendária e clássica franquia das HQs. Em 2010, a portuguesa ASA publicou 16 aventuras de Alix, em parceria com o Jornal Público. A coleção teve dez títulos de referência da obra de Martin e foi vendida encartada no Público. Foram eles: “Alix”, o Intrépido”, “A Esfinge de Ouro”, “A Ilha Maldita”, “A Tiara de Oribal”, “Garra Negra”, “As Legiões Perdidas”, “O Último Espartano”, “O Túmulo Etrusco”, “O Deus Selvagem”, “Iorix, o Grande”, “O Espectro de Cartago”, “O Deus Vulcão”, “Herkios, o Jovem Grego”, “A Torre de Babel”, “Vercingétorix” e “O Cavalo de Tróia”. Mesmo tendo sido comercializado em capa mole, este pacote de HQs foi muito bem produzido e impresso em papel especial, conforme as imagens que mostro abaixo. As fotos foram tiradas dos exemplares da série que fazem parte da coleção do site. Este material nunca veio parar oficialmente em terras tupiniquins. Uma lástima! Quando se fala da boa banda desenhada europeia, os brasileiros sempre acabam perdendo!

Por PH.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário