Quadrinhos

A fantástica missão em que Dan Cooper esteve a bordo do Ônibus Espacial da NASA

Escrito por PH

DSC03504Criado em 1954 para figurar nas páginas do extinto Jornal Tintin, por Albert Weinberg, Dan Cooper é um piloto de avião da Força Aérea Canadense. Ele surgiu para enfrentar a concorrência direta de Buck Danny, herói de mesmos moldes que foi idealizado por Georges Troisfontaines, Jean-Michel Charlier et Victor Hubinon.

Enfrentando todo o tipo de perigos aéreos, Cooper passou, aos poucos, a ter suas aventuras ligadas ao fantástico e à ficção científica, num contexto de narrativa detetivesca. Os cinco primeiros volumes do personagem foram publicados pelas Éditions du Lombard, embora seus álbuns também tenham sido editados por Dargaud, Hachette e Novedi.

Em seu álbum de número 31, Navette Spatiale (1983), o personagem teve uma história ligada ao Ônibus Espacial Americano, veículo reutilizável da Nasa que fez carreira entre 1981 e 2011. Através dele, os astronautas podiam realizar missões de conserto no espaço e reabastecer a Estação Espacial Internacional. Depois que acabavam o serviço, retornavam ao nosso mundo, enquanto o equipamento era novamente preparado para outra empreitada.

Em Navette Spatiale, o coração de Dan está partido, após o rompimento com a namorada. Mal tendo tempo para o sofrimento, parte em missão para a África, onde tenta impedir um atentado contra um ministro de um país do continente. Depois, parte para a América, onde chega a integrar a tripulação do Ônibus Espacial, ultrapassando os limites da atmosfera para verificar a origem de um estranho corpo que circunda a Terra. Com o apoio de uma pequena nave de exploração, o grupo em que Dan está consegue chegar mais perto daquela coisa, descobrindo se tratar de um satélite sem registro. A equipe de exploradores do espaço sai para examinar a geringonça, mas ela é destruída rapidamente por um laser, fazendo com que um dos astronautas flutue, perigosamente, no vácuo. Conseguirá Dan Cooper, a serviço do Canadá, ajudar os seus amigos dos Estados Unidos, em um momento tão arriscado e descobrir o que está por traz daquele objeto não identificado?

Uma das características deste quadrinho, além de sua frenética aventura, é a quantidade de desenhos técnicos que mostram o funcionamento do veículo espacial da NASA. Sem tradução para o português, este é meu álbum preferido de Dan Cooper. Na época, antes do euro, custou 31,50 francos. O volume possui 46 páginas coloridas e tem a marca da Hachette.

Por PH.

Dan capa

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

Deixe seu comentário