Quadrinhos

De 2011, Chico & Rita é uma belíssima HQ em moderno estilo Ligne Claire. O fio condutor de sua trama é a música

Escrito por PH

Untitled-7Em mais uma visita a lojas de quadrinhos na Europa, fomos parar em julho no sebo londrino Book & Comic Exchange. A loja fica em Notting Hill, lugar onde foi rodado o filme Um Lugar Chamado Notting Hill. O local é super descolado e organizado. Pedimos por um livro, quarinho ou revista e, rapidamente, o atendente, que parece ser um dos donos dali, acha o título no computador.

O Reino Unido não é como na França, o paraíso das HQs, mas mesmo na Inglaterra, achamos material franco-belga em banda desenhada. Havia TintinAsterix e vários álbuns em capa dura.

Um outro que encontramos vinha da Espanha. Chico & Rita, da editora Self Made Hero, é a adaptação para os quadrinhos de uma animação de 2010, de mesmo nome. Seus autores são Fernando Trueba (texto) e Javier Mariscal (arte e cor). Em sua trama, Chico é um jovem pianista cubano que tem grandes sonhos. Rita, igualmente cubana, é uma linda cantora, possuidora de uma voz incomparável. Eles se apaixonam um pelo outro, mas o romance não repete o mesmo sucesso de suas carreiras profissionais. A história mostra como o temperamento difícil de ambos vai afastando o casal, até que se passem muitos anos sem que se vejam, encontrando-se finalmente, idosos, na América do Norte. Antes, a trama passa por Havana e Nova York. Será que o amor triunfará sobre as vaidades de cada um, agora um ligeiramente adormecidas? Desenhado num estilo Ligne Claire moderno, tem 216 páginas e seu texto e visual são de uma beleza impressionante. No final, Trueba escreve um posfácio em que diz, se referindo ao traço de Javier Mariscal: “No sol brilhante de Havana ou no frio de Nova York, Picasso e Tintin dançam ao sabor do ritmo de sua viva caneta”. Assim, admitiu a real importância do estilo de Hergé nesta obra. Suas cores chapadas, simplicidade de traço para os personagens e riqueza de detalhe nos cenários não nega esta influência.

Chico & Rita tem capa dura, impressão primorosa, idioma em inglês e custou 8 libras, cerca de R$ 40,00. Saiu em 2011, mas eu ainda não havia lido esta fascinante publicação que tem o Jazz e sua fusão com a música latina como fio condutor da narrativa.

O endereço do Book & Comic Exchange é 14 Pembridge Rd, London W11 3HL, Reino Unido. Vale a pena conhecer!

Por PH.

Untitdsdsdsdled-6

20150716_214726

20150716_214603

20150716_115155

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário