Quadrinhos

“Cosmicomix: A Descoberta do Big Bang” é uma história fascinante sobre a descoberta das origens do universo

Escrito por PH

dsdsdsdddsddsds1Cosmicomix: A Descoberta do Big Bang, de Amedeo Balbi e Rossano Piccioni, é a novidade da lusitana Gradiva. A comparação com LOGICOMIX, de Alecos Papadatos e Annie Di Donna, é inevitável. Esta semelhança acontece não apenas pelo título, mas em virtude de seu conteúdo científico e traços simples que remetem “discretamente” à Ligne Claire, estilo que dominou as pranchas coloridas da obra de Papadatos. A HQ tem 152 páginas, capa em brochura e preço de 14,90 €. Trata-se de uma história fascinante sobre a descoberta das origens do universo.

Em 1964, Arno Penzias Robert Wilson são dois jovens astrônomos dos laboratórios Bell. Eles estão aperfeiçoando o funcionamento de uma grande antena, em Holmdel, Nova Jérsia, e captam um zumbido de fundo misterioso. Começa assim uma investigação que os levará a rever meio século de história da ciência e culminará numa das maiores descobertas da humanidade.

Seguindo os passos de outros cientistas, deparam com descobertas sensacionais e intuições injustamente descartadas. De Einstein e Hubble ao padre e cientista Lemaître, passando pelo iconoclasta Gamow e pelo soleníssimo Hoyle, cada um deles encontrou um fragmento da solução. Nenhum viu o quadro geral. Quando este finalmente tomou forma, ficou clara a ideia de que por trás daquele ruído se escondia algo grandioso.

Era a pergunta que a humanidade se colocara desde as suas origens: como e quando nasceu o Universo? Este livro é a prova de que a ciência não tem de ser aborrecida e também pode servir-se aos quadradinhos, sem deixar de ser interessante.

Em relação a seus autores, Amedeo Balbi é astrofísico e pesquisador da Universidade Tor Vergata, em Roma. Dedica uma parte importante do seu tempo ao ensino e à divulgação científica. Trabalhou em Berkeley, Califórnia, com o Nobel da Física George Smoot, assim como em inúmeros laboratórios internacionais, entre eles o Laboratório Fermi (Fermilab) de Chicago e o Laboratório de Propulsão a Jacto de Pasadena. Além disso, participou da missão espacial Planck, da Agência Espacial Europeia. É o autor de La musica del Big Bang (2007) e Seconda stella a destra (2010). Mantém o seu próprio blogue desde 2006.

Rossano Piccioni é diretor de arte, consultor, desenhista gráfico e ilustrador. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Fundou a Escola Adriática de Banda Desenhada com o objectivo de fomentar, promover e publicar jovens talentos na banda desenhada.

A partir de texto fornecido pelo editor.

Images : © NOUVEAU MONDE / Amedeo Balbi / Rossano Piccioni / Gradiva.

portugues

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário