Quadrinhos

Conferimos “O Diário de Ricardo Castillo”, álbum de Martinez e Brodhecker

Escrito por PH

dsdssdsd1Continuamos a mostrar as novidades que foram adquiridas em viagem do site Tujaviu por Paris, em julho de 2015. Desta vez, falamos de um volume em magnífico estilo Ligne Claire que vem da Bélgica. Apesar da origem, Le Journal de Ricardo Castillo (O Diário de Ricardo Castillo) tem procedência alemã e lembra bastante o visual de Tintin. Seus criadores são Martinez e Brodhecker. Eles preferiram largar as cores de lado e deixar as pranchas em preto, branco e tons de cinza.

A história do quadrinho se passa na Nova França, atual Canadá, em 1749. É lá que Ricardo Castillo, judeu de procedência espanhola, é exilado. Cartógrafo e aventureiro, ele visita regiões inexploradas, até então, e encontra indivíduos de todos os continentes. Ricardo Castillo superará, uma a uma, todas as desventuras que  estão reservadas a ele. Em meio a um frio glacial do Norte, atravessando o território de caçadores, ele será transformado em herói pelo destino. O álbum traz  uma narrativa fascinante que mostrará o verdadeiro significado da amizade. A cada desafio, nosso herói vai registrando em seu diário as emoções vividas, passando por um bebê sequestrado por um lobo, um misterioso guerreiro nórdico congelado no gelo, ladrões sanguinários de peles e uma emocionante aventura pelos mares. Quem leva Castillo a passar por tudo isso é Beuchamp, um louco que deseja provar a todo custo que quem chegou à América, primeiramente, não foi Cristóvão Colombo. Segundo ele, o feito coube aos Vikings.!Além de anotar suas aventuras, Castillo também registra as aflições que passou na Espanha, onde perdeu a mulher e o filho em um incêndio, incidente pelo qual se culpa constantemente.

Apresentando formato retangular e 48 páginas em preto e branco, a publicação leva a marca da BD Must, numa tiragem limitada a apenas 1250 exemplares. Cada edição é autografada pelos autores e oferece um ex-líbris (ilustração exclusiva) numerado. Le Journal de Ricardo Castillo custa 19,95€, sem o frete para o Brasil. O meu exemplar é o de número 158 e foi comprado na Livraria Album da Rue Dante, especializada em edições especiais.

Uma versão limitada, de apenas 200 números desta publicação foi produzida para circular no Festival da Banda Desenhada de Angoulème, saindo a 39,95€. Não vi esta opção na Album.

Não há previsão alguma de tradução deste quadrinho para o português. Uma pena! O produto está disponível para reserva, em francês, no site da BD Must.

Nas fotos abaixo, reparem em como um dos personagens da trama é a cara do Capitão Haddock.

Por PH.

Imagens: Martinez / Brodhecker / BD Must.

Ricardo

DSC07690

DSC07685

DSC07691

DSC07633

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário