Quadrinhos

No aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, os quadrinhos tem seu merecido destaque

Escrito por PH

DSC07652Entre junho e julho de 2015, o site tujaviu.com fez um tour por Paris, mostrando como os franceses amam a produção franco-belga de quadrinhos. É um lugar em que XIII, Lucky Luke, Blake e Mortimer, Asterix, Spirou, Aya de Yopougon e Titeuf são mandam no pedaço. No aeroporto Charles de Gaulle, já dava para sentir toda essa paixão. Rapidamente, peguei meu appareil photo (câmera fotográfica) e comecei a registrar tudo que pude. As imagens foram feitas em dois quiosques de livros e revistas, um deles já no interior da área Duty Free.

Me lembro que o mais próximo que chegamos do que mostro abaixo, no Rio de Janeiro, foi quando ainda existia a Livraria Sodiler, presente no Aeroporto Internacional e em várias localidades da cidade. Costumava ir nesta rede de lojas, muitas vezes, só para comprar edições portuguesas de Lucky Luke, todas com a marca da Meribérica e Martins Fontes.

O que vemos no Charles de Gaulle é bem superior a isso, já que quadrinhos fazem parte da cultura francesa e estão em seu sangue. Ao contrário do Brasil, não são tidos, pela maioria, como artigos para criança! Trata-se de um grande entretenimento para todos, geralmente tratados com pura arte!

Começando a clicar tudo o que podia, flagrei muitas coisas legais: Tintin, Asterix, XIIIJournal Méga Spirou, Fluide Glacial, O Árabe do Futuro 2, l’Echo des Savanes, BeauxArts especial de Blake e Mortimer, GÉO HORS SÉRIE – Tintin : les arts et les civilisations vus par le héros d’Hergé –  Géo Hors Série – Numéro 3 e muto mais. Até a capa de um número da revista Monsieur, desenhada por Floc’h, eu fiz questão de eternizar.

O saldo de minha visita a estes jornaleiros de Primeiro Mundo foi esta última edição citada, de GEO, totalmente dedicada ao repórter de topete mais famoso da banda desenhada.

Espero que gostem das imagens!

Por PH.

DSC07657

DSC07663

DSC07648

DSC07650

DSC07652

DSC07653

DSC07655

DSC07661

DSC07654

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário