Quadrinhos

Uma metamorfose iraniana (Une métamorphose iranienne), de Mana Neyestani, é uma das novas graphic novels da Editora Nemo

Escrito por PH

Untitled-4Uma metamorfose iraniana (Une métamorphose iranienne), de Mana Neyestani, com tradução de Fernando Scheibe, é uma das mais novas graphic novels da Editora Nemo.

O pesadelo de Mana Neyestani começa em 2006, quando ele desenha uma conversa entre uma criança e uma barata no suplemento infantil de um jornal iraniano. O inseto utiliza uma palavra azeri, se referindo ao povo de origem turca do norte do Irã, há muito oprimido pelo regime central, que se sente provocado. Para alguns deles, o desenho de Mana é o estopim que faz inflamar os ânimos e um excelente pretexto para desencadearem um levante. O regime de Teerã precisa de um bode expiatório. Assim, Mana e o editor do jornal são detidos e mandados para a prisão 209, uma seção não oficial da prisão de Evin, sob a administração da VEVAK, o Ministério da Inteligência e da Segurança Nacional. Após três meses de detenção, Mana obtém alguns dias de liberdade provisória. É então que decide fugir com sua mulher.

Comovente e perturbador, Uma metamorfose iraniana é um mergulho em apneia no sistema totalitário kafkiano instaurado pelo regime iraniano.

O quadrinho tem 208 páginas, formato de 17 x 24 cm, capa em brochura e preço de R$ 39,90.

Já recebi o meu exemplar e, em breve, escreverei algo sobre mais esta excelente publicação da Nemo.

Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.

CAPA-METAMORFOSA-IRANIANA

20150619_202254

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário