Quadrinhos

O Cadáver de Lenin, de Eric Heuvel e Martin Lodewijk, é o sétimo álbum da aviadora January Jones

Escrito por PH

Untitldfdfdfed-2January Jones está de volta com o álbum O cadáver de Lenin (Het lijk van Lenin). Trazendo desenhos de Eric Heuvel (“A Busca” e “Segredos de Família”) e texto de Martin Lodewijk, a sétima aventura da personagem chega à Holanda em estilo Ligne Claire, como seus t´´tulos anteriores, mas ainda sem tradução para outros idiomas. O editor responsável pela façanha é Don Lawrence Collection. A publicação foi lançada em 19 de março de 2015 e custa 16,95 €. Possui 46 páginas e formato de 22,1 x 28 cm. As colorização da edição foi realizada pelo Studio Dick Heins.

Na primeira trama do volume, quando a aviadora January Jones e seu mecânico Rik atravessam a fronteira com a União Soviética em um voo, são obrigados a fazer um pouso forçado em terra. A dupla é imediatamente presa, mas consegue fugir com a ajuda de simpatizantes do Tsar. Em contrapartida, pelo favor, terão que deixar do país, levando com eles o cadáver preservado de Lenin.

A segunda história da HQ se chama Meia-Obra. Nela, Jones participa de uma corrida aérea, evento no qual enfrentará um adversário da Alemanha nazista.

Em relação à heroína, January Jones é uma mistura perfeita entre Tintin, Indiana Jones e Blake e Mortimer. Criada em 1986 pelo desenhista holandês Eric Heuvel, em parceria com o roteirista Martin Lodewijk, também recebeu os nomes de Jennifer Jones e Jenny Jones. Com um traço inspirado em Tintin, trata-se de uma figura feminina dos quadrinhos que encnata os fãs do pequeno repórter de topete. January Jones é destemida e uma exímia piloto de avião. A mocinha enfrenta muitos perigos, ao redor do mundo, durante o final da década de 1930. Tudo é conduzido por um texto ágil e cheio de mistérios, recheado de dados geográficos e figuras históricas.

Na França, no passado, foram editados dois títulos de January Jones pelas Edições Glénat: Le Crâne de Mkwawa (1991) e Le Trésor du Roi Salomon (1993). Além deste, saiu um outro pelo selo Milan, intitulado Course contre la mort (1987). Este último chegou a ser traduzido para o português e publicado pela Editora ASA, de Portugal, com o título de Corrida contra a morte. Todo o restante da série continuava sem tradução para o francês, até que a belga BD Must resolvesse lançar um pack luxuoso, em 2014, contendo todas as três edições citadas e mais outras três, num total de seis.

Por PH.

fdfdsdsfsfff

page

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário