Quadrinhos

Conheça os instrutivos quadrinhos do Museu de Astronomia e Ciências Afins

Escrito por PH

DSC_5838O Museu de Astronomia e Ciências Afins, complexo que corresponde ao antigo Observatório Nacional, fica bem perto do Campo de São Cristóvão, no bairro imperial de mesmo nome. A referência ao Império é empregada para descrever a área, pois nesta região situam-se os jardins da Quinta da Boa Vista e o antigo Paço Imperial, onde moravam D.João VI e seus sucessores.

O que mais chama atenção no museu é uma exposição permanente, chamada Quatro Cantos de Origem, que explica alguns aspectos importantes da ciência moderna, entre eles: A Origem do Universo, A Origem da Matéria, A Origem da Vida e a Origem da informação.

Numa emocionante e instrutiva visita, que acontece às quartas, sábados e domingos, é possível observar o céu, através de uma cúpula com uma luneta Heyde, de 21 cm, artefato construído por volta de 1830.

O que muitos não sabem, é que além de desfrutar de todos esses gratuitos ensinamentos, o visitante ainda pode ganhar HQs com conteúdo astronômico. Trata-se de uma série desenvolvida pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional/MCTI. O material pertence à Coleção Observatório Nacional e fala sobre os temas mais recorrentes da Astronomia e Geofísica, levando o leitor a pesquisar e refletir a respeito dos conceitos abordados nas publicações.

As que chegaram às mãos do site foram: Astronomia na Escola: Nossa Galáxia e Missão Espacial: Nuvem de Oort. Suas pranchas são recheadas de dados, ilustrações e fotos científicas que servem de apoio a suas narrativas. As HQs estão à disposição do público, sem custo. Embora não tenha encontrado pistas sobre seus realizadores, recomendo as publicações para os amantes de quadrinhos e pessoas ávidas por conhecimento.

Sobre o museu:

Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão | Tel. 2580-7010 – Fax. 2580-7339.

www.mast.br-atendimento@mast.br.

Ter-Qui-Sex, 10-17h – Qua, 10-20h – Sáb, 14-20h Dom e feriados, 14-18h.

Visitas orientadas, com marcação prévia, pelo telefone 2580-1383.

Por PH.

DSC_5838 DSC_5841 DSC_5843 DSC_5847 DSC_5846

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário