Quadrinhos

Conferimos “Uma metamorfose iraniana”, de Mana Neyestani, novo lançamento da Editora Nemo

Escrito por PH

10003790_400153586839981_5429073312969412520_oUma metamorfose iraniana (Une métamorphose iranienne), de Mana Neyestani, é uma das mais novas graphic novels da Editora Nemo e mais uma que toca fundo na questão do Oriente Médio, uma explosiva região do planeta que possui profundas diferenças culturais, políticas e religiosas, em relação à cultura ocidental.

A HQ gira em torno do absurdo, quando um simples desenho, visto de maneira equivocada, provoca uma mudança radical na vida de um artista e do jornal em que trabalha.

O azarado da vez é Mana Neyestani. Sua incrível trajetória tem início em 2006, ano em que o artista resolve criar uma inocente ilustração que mostra um bate-papo entre uma criança e uma barata. Na imagem, produzida para o suplemento infantil da publicação, o termo azeri, MAMANA, é utilizado pelo inseto.

Os Azeris ou turcos azerbaijanos são um grande grupo étnico que vive no Irã e na República do Azerbaijão. Também estão espalhados pela Turquia, Geórgia, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

São os Azeris do Irã que se sentem profundamente ofendidos, ao dar de cara com a inusitada conversa registrada em papel. Eles acham que o autor os comparou a simples e nojentas baratas! A partir daí, começa um drama para Neyestani e para o editor do jornal, que são presos e acabam pagando caro pelo exercício legal de sua profissão. É que uma revolta gigantesca sacode o país! Transformados em bode expiatório, Mana e seu colega de trabalho são detidos e viverão dias de horror em uma prisão iraniana. No final das contas, após três meses de sofrimento, Neyestani consegue fugir, sem jamais esquecer das feridas psicológicas provocadas por seu teórico “direito de expressão”.

O quadrinho é um retrato impressionante do poder esmagador do opressor regime iraniano e dos riscos para aqueles que, mesmo que sem querer, atravessem o seu caminho. A obra também reflete os caóticos dias atuais, momento em que o fanatismo religioso e a má interpretação de textos, imagens e escrituras criam uma nova, sangrenta e assustadora ordem.

Uma metamorfose iraniana foi todo desenhado em preto e branco, lançando mão de um sombreamento quadriculado que era bastante apreciado por Moebius. A falta de cores ajuda a respeitar o caráter sombrio da trama, abordada com um ácido e discreto bom humor. O título chega na estrada de sucesso de Aisha, outra graphic novel da Nemo que fala sobre as peculiaridades do mundo muçulmano.

O quadrinho tem 208 páginas, formato de 17 x 24 cm, tradução de Fernando Scheibe, capa em brochura e preço de R$ 39,90.

Por PH.

CAPA-METAMORFOSA-IRANIANA

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário