Sem categoria

Recordamos os bons tempos da série “O Gendarme”, com Louis de Funès

Escrito por PH

DSC06677É incrível, como algumas lembranças de quem foi criança nos anos 1970 são praticamente iguais. Fazíamos as mesmas coisas, frequentávamos lugares em comum, assistíamos aos mesmos programas de TV e quando íamos ao cinema, eram sempre aqueles filmes de sempre. Lembro que férias, naquela época, era sinônimo de ver as comédias do ator Louis de Funès, um mestre da comédia francesa. Ele estreou nas telas francesas em 1950 e deixou uma filmografia invejável. No Brasil, suas aparições mais conhecidas foram em Fantômas e O Gendarme e no longa As Aventuras do Rabi Jacob. Para quem é carioca, seus filmes passavam sempre no antigo Cinema 1, da Rua Prado Júnior em Copacabana, ou no Cinema Ópera da Praia de Botafogo. Minha mãe sempre me levava para conferir estas incríveis comédias.

Seis películas do Gendarme foram produzidas, entre 1964 e 1982, registrando uma enorme bilheteria na França. Todos elas foram dirigidas por Jean Girault e tiveram Louis de Funès e Michel Galabru, como principais atores. Neste post, destacarei cada uma delas.

O Gendarme de Saint-Tropez (1964) começa com a transferência do sargento Cruchot e de sua filha para Saint-Tropez. Enquanto a menina se passa pela filha de um milionário, dono de um iate, o pai vive à caça de nudistas. Aliás, esta é de longe a parte mais engraçada deste filme. São incríveis, as emboscadas dos Gendarmes, armadas para pegar os peladões de plantão.

DSC06680

Em O Gendarme em Nova Iorque (1965), a tropa de Gendarmes de Saint-Tropez vai para Nova York, com o objetivo de participar de um congresso que reúne policiais de várias partes do mundo. Cruchot não sabe, mas sua filha embarca secretamente no navio e vai dar bastante trabalho a ele. Neste filme, o mais interessante é o choque cultural entre franceses e americanos. As melhores cenas do filme ficam por conta desta rixa velada que existe, até hoje, entre estes dois povos.

DSC06681

O Gendarme se casa (1968) se passa no verão, quando os gendarmes tem a missão de reprimir a alta velocidade nas estradas. Numa dessas missões, o sargento Cruchot acaba encontrando a mulher de sua vida (Claude Gensac), uma atraente viúva de coronel que irá tirá-lo do sério.

DSC06679

Em O Gendarme em férias (1970), a brigada de Saint-Tropez é substituída por policiais mais novos. Nossos heróis partem então para um merecido repouso, até que percebem que vida de aposentado não é nada fácil. Na tentativa de devolver a memória perdida a um de seus companheiros, voltam clandestinamente à ativa, tendo que enfrentar a rivalidade da nova tropa de jovens guardas.

DSC06683

O Gendarme e as Gendarmetes (1979), traz belas e atraentes mulheres que são treinadas para se tornarem um novo grupo de policiais de Saint Tropez e atuarem junto ao time de atrapalhados gendarmes. Quem não gosta nada desta ideia são as esposas dos guardinhas. Para piorar a situação, todas as futuras tiras são alojadas num convento, criando a maior confusão entre as freiras.

DSC06682O Gendarme e os Extra-Terrestres (1982) é o último filme da série. Surgem estranhos clones dos nossos queridos gendarmes, enquanto um disco voador ronda a Côte d’Azur e as águas do Mediterrâneo. Estaria Saint Tropez sendo invadida por ETS? Este é mais um mistério que deverá ser resolvido pela mais enrolada equipe de policiais franceses de todos os tempos. Que saudade!

Semfff título-1 cópia

Quem se lembra desta série de filmes e se interessou em revê-la, pode pedir a alguém que traga os DVDs de Portugal, onde foram lançados, legendados em português lusitano. Estão também disponíveis para venda na França. Para quem compreende o idioma francês este é um prato cheio! Os discos vem no sistema de cores Pal-G ou Secam e é preciso saber se seu aparelho poderá tocá-los. Se não tiver certeza, não compre, pois a imagem pode sair em preto e branco ou simplesmente nem ser exibida. São os males da tecnologia!!!! No computador, geralmente dá certo. Ufa!

Abaixo, veja a foto que publiquei em https://instagram.com/phtoptv/, para promover esta matéria. Nela, aparecem todos os meus DVDs importados da LNC VIDEO. Não troco, não dou, nem vendo essas preciosidades por nada! Kkkkkkkkk. Fazem parte da minha história!

Por PH.

IMG_20cdfdfdfvcvc141212_090156 copy

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário