Quadrinhos

Elegemos “O Mundo de Aisha”, de Ugo Bertotti, como a melhor leitura em quadrinhos do ano

Escrito por PH

dfdfdf11O Mundo de Aisha (Le Monde d’Aïcha), publicação da Editora Nemo, é uma HQ densa, envolvente e chocante. Mostra a dura situação enfrentada pelas mulheres do Iêmen, país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. Embora não esteja claro, do ponto de vista religioso, as iemenitas se cobrem inteiramente com a NIQAB, desde que passam a menstruar, só deixando seus olhos à mostra.

Através da incrível documentação realizada e dos relatos colhidos pela repórter-fotográfica Agnès Montanari, que viveu vários meses neste país, o desenhista Ugo Bertotti tansformou repressão, sofrimento, medo e esperança em dramáticas e impressionantes imagens em preto e branco. A façanha só foi possível, graças à perspicácia de Montanari, que conseguiu estabelecer uma certa intimidade com algumas dessas mulheres anônimas que conheceu por lá. Apesar de não exibirem seus rostos em público, conseguiram retratar suas vidas simplórias, escondidas em baixo de um traje quente e opressor. Sem direito a estudo e casadas por conveniência, ainda meninas, apanham e podem até morrer, caso não se adaptem a esses costumes seculares.

Aisha, Sabiha, Hamedda, Nabiha, Ghada, Hafitha, Houssen são apenas alguns retratos dessas personalidades femininas que arriscam suas vidas, diariamente ,numa cultura profundamente patriarcal, machista e nada laica. Aos poucos, tentam conseguir a tão sonhada emancipação, desenhando uma nova cara para sua terra natal.

São 143 páginas que impressionam, encerrando com fotos reais das heroínas que dão o tom do quadrinho. A obra saiu originalmente pela italiana Coconino-Fandango, em 2013, e pela francesa FUTUROPOLIS, no ano de 2014.

O Mundo de Aisha é leitura adulta indispensável e que nos faz refletir sobre o massacre revoltante das minorias, fato que está se tornando cada vez mais comum em nosso mundo. Tudo é justificado por costumes aparentemente imutáveis, ignorância ou por uma fé distorcida em Deus, seja ele qual for. Trata-se do melhor quadrinho que conferi em 2015. Meus parabéns à Editora Nemo!

Por PH.

1183-20150224163209

IMG_20150513_114435 (1)

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário