Quadrinhos

Lemos “Colin Colas: O chamado dos tam tams” e produzimos uma resenha especial para este curioso título de Eddy Ryssack

Escrito por PH

sddsdsd1Seja bem-vindo ao Tujaviu, um site que ama quadrinhos franco-belgas e que não segue muito as tendências do mercado brasileiro de HQs ou seu lançamentos, embora falemos sobre eles. Acostumados a importar títulos em francês, desde muito tempo, escrevemos sobre álbuns clássicos e recentes, da mais pura Nona Arte, que talvez nunca venham a ter tradução para o português. Nossa intenção é a de mostrar ao leitor o quanto deixa de ser publicado no Brasil e em Portugal, quando o assunto é banda desenhada francófona.

Um desses casos é Colin Colas, personagem criado em 1970 pelo belga flamengo Eddy Ryssack. O herói já teve os nomes de Brammetje Brame e Brieux Briand. Colas é um aprendiz de marinheiro do navio pirata POULE D’EAU. Destemido e esperto, ele possui uma incrível vocação para grandes epopeias. Além dele, a trama da saga conta com outros personagens: Gato Nelson, Capitão Grogain (O Terror dos Sete Mares), Tsétsé Tsing, Thor Thion e Doc Lagnole. Olhando para este quadrinho, enxergo algo nele que me remete a Asterix e a Humpá-Pá (traço e embasamento histórico) e a Jehan Pistolet (temática marítima), todos desenvolvidos por Goscinny e Uderzo, os pais do pequeno gaulês que resiste bravamente ao invasor romano.

O segundo álbum dessa franquia saiu em julho de 1979 pelas Éditions Fleurus/Koralle e se chamou L’Appell des tam tams (O chamado dos tam tams). A seguir, publicamos uma pequena resenha para a publicação, desenvolvida com exclusividade pelo Tujaviu. Não deve existir texto equivalente em francês.

Já em 1570, na Europa, pseudo curandeiros e fabricantes de duvidosos elixires milagrosos tentavam se aproveitar da inocência dos que buscavam soluções rápidas para seus problemas de saúde, da mesma forma que aconteceu no Velho Oeste americano. Num desses episódios, saídos da mente criativa de Ryssack, a Rainha Elisabeth I, soberana da Inglaterra e Irlanda, sofria com os nada agradáveis efeitos colaterais causados por uma poção que lhe foi preparada pelo Mago Astradamus. Possuída por um justificado ódio aristocrático, envia John Deuff, uma espécie de Sherlock Holmes, para caçá-lo bem além dos limites da ilha britânica, já que Astradamus partiu em um bote. Por ironia do destino, a primeira parada do fugitivo vigarista é justamente em Porto Pirata, onde fica ancorado a embarcação Poule D’eau. Desta vez, convencidos pelo esperto Astradamus, Colas e seus amigos seguem rumo à África, em busca de um hipotético tesouro, sem saberem que uma misteriosa clandestina esta a bordo.

L’appel des tam-tams se encontra inédito em português. Seus quatro primeiros tomos, entretanto, fazem parte de nosso acervo. Só assim, matérias como essa podem ser realizadas. Contar com a internet, em casos assim, não funciona. Não há muitas imagens com qualidade de Colas ou farta literatura sobre ele. Uma pena!

Por PH.

DSC06564

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

Deixe seu comentário