Quadrinhos

Intervenção estrangeira em países muçulmanos, terrorismo e um tesouro perdido são os temas da mais nova aventura de Spirou

Escrito por PH

Sem título-1 cópiaLe Groom de Sniper Alley saiu no final de 2014, na Europa, mas devido à série não ter tradução no Brasil e importação oficial de seus volumes, a gente tem que dar duro para conseguir um exemplar em francês. Recorrer à versão digital, nem pensar! Ela poderia ter chegado imediatamente ao meu computador, mas eu sou um leitor e colecionador purista e ainda prefiro o papel. Nada contra a opção de outros pelo digital.

Este número 54 da saga é uma aventura atualizadíssima com o que vivemos no mundo de hoje. A edição fala da polêmica presença de tropas estrangeiras em países muçulmanos, sob o pretexto de manter a ordem, em caso de turbulência política nesses lugares. Como vemos na HQ, esta pseudo invasão acaba gerando um perigoso e mortal terrorismo de resistência, que surge para tentar desestabilizar possíveis transições de poder.

Na trama do quadrinho, uma terrível guerra civil termina em Aswana, país que poderia muito bem estar localizado na África ou Oriente Médio.com a eliminação do ditador local. O mundo inteiro se orgulha do fato, especialmente Don Contralto, um mafioso condenado a 634 anos de prisão, depois de terem armado para ele. Enquanto ficou detido numa prisão de alta segurança de Nova York, se tornou uma espécie de arqueólogo amador e descobriu, através de livros da biblioteca da cadeia, o que seria o tesouro de Alexandria, escondido em um labirinto subterrâneo de Aswana. Com o fim das hostilidades no país, Contralto pensa em enviar uma equipe para recuperar a inestimável preciosidade. É que agora, todos podem ter acesso a informações guardadas em um museu e que guardariam a chave para a solução do mistério. Diante da oportunidade, Don Contralto faz então apelo a Don Vito Cortizone, seu sobrinho, para que encontre uma dupla capaz de executar a missão. Os escolhidos serão Spirou e Fantásio. Os dois partem para Aswana, uma região do planeta devastada pela desconfiança, caos, prédios em ruínas, ataques terroristas e muitas explosões sangrentas.

A próxima etapa do desafio será vivida dentro de um templo perdido, em baixo de um oásis no deserto, onde o enigma deverá ser resolvido. Antes disso, nossos amigos terão que passar por várias provas e armadilhas. Para superá-las, serão ajudados por um time de cientistas, posicionado na Bélgica, comandado pelo Conde de Champignac (Pacôme).

Conseguirão nossos heróis, acompanhados pelo esquilo Spip, serem bem-sucedidos em sua aventureira empreitada? Destaque par um tipo musculoso, no melhor estilo Chuck Norris, que fará tudo para proteger a dupla mais querida da banda desenhada franco-belga. Seu nome é Poppy Bronco, personagem que já apareceu em Spirou: La face cachée du Z. Um outro detalhe interessante desta história é que ela inclui uma rápida participação especial do célebre e hilário Gaston Lagaffe, conforme a última foto abaixo. Há ainda uma discreta aparição do Marsupilami, mas se falar mais disso, estragarei a surpresa de quem pretende ler o Spirou 54.

O clima deste álbum, de número 54 da franquia, é de Indiana Jones. Vale muito a pena conferir. Pena que a história não deverá chegar jamais por aqui! Nossas editoras ainda continuam achando que este tipo de quadrinho é invendável no Brasil, devido talvez à impopularidade que a série teve nos anos 1970, quando foi publicada pela extinta Editora Vecchi. Lembro aos profissionais do ramo que os tempos são outros e bem mais favoráveis a lançamentos desse porte! Trazer Spirou da Europa, poderia, por exemplo, estimular a volta dos espanhóis Mortadelo e Salaminho, ainda tão queridos pelo público. Um lançamento acabaria levando ao outro. Sonhar não custa nada!

Le Groom de Sniper Alley tem capa dura, formato de 21,2 x 29,2 e preço de 10,60 euros. Os desenhos deste álbum são de Yoann, enquanto o roteiro tem a responsabilidade de Vehlmann.

Belga de nascença, Spirou foi criado por criado por Rob-Vel, em 1938, para o lançamento da revista Spirou. Depois, passou pelas mãos de vários artistas, entre eles: Joseph Gillain (Jijé), Franquin, Jean-Claude Fournier, Nic & Cauvin e Tome e Janry. Atualmente, segue publicado pelas Éditions Dupuis, sua casa há muitos anos, sendo realizado de maneira alternada por: Morvan, Yann, Munuera e Yoann & VehlmannSpirou é um jovem aventureiro que, geralmente, usa seu uniforme de trabalho vermelho e chapéu característico do traje. Em suas aventuras, foi inicialmente acompanhado por um estranho animal amarelado, dono de um rabo imenso, chamado de Marsupilami. Nos dias de hoje, Spirou aparece acompanhado pelo esquilo Spip e por seu eterno amigo Fantásio, repórter fotográfico do jornal Le Moustique.

E vem aí o Parc Spirou, na França, com data de estreia prevista para o verão europeu de 2016!

Por PH.

Imagens: Dupuis /

hhhghgh

DSC_5fgfgfgf861

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Adoro Spirou e Fantásio! Agora, esse Gaston Lagafe eu simplesmente abomino! Acho irritante e sem carisma. Me dá desespero quando ele aparece nas HQs do Spirou. E teve uma vez que ele foi preso, de tanto se meter nas aventuras dos dois heróis. Bem feito!!!
    Ah, bem que as aventuras de S&F poderiam vir ao Brasil.

Deixe seu comentário