Quadrinhos

Exploramos o raríssimo “Fighters: Objectif Peenemünde”, álbum do desenhista Émile Bravo que já teve versão em português

Escrito por PH

Undfdfdftitled-2Émile Bravo é um desenhista e ilustrador bastante conhecido na Europa. Sua origem é espanhola, apesar dele ter nascido, no ano de 1964, em Paris. Sua arte é bastante influenciada pela Ligne Claire, estilo popularizado por Hergé.

Um de seus únicos títulos lançados em nosso idioma se chama Fighters: Operação Peenemünde, uma raríssima publicação das Edições Sorg. Estranhamente, o volume foi impresso na França, em português lusitano. Datando de 1988, a história da HQ acontece na Inglaterra, durante o mês de agosto de 1943. O álbum, escrito por J. Sorg, fala das incríveis batalhas aéreas que foram travadas em fins da Segunda Guerra Mundial, penetrando fundo no universo dos pilotos e mecânicos que vivenciaram este terrível conflito. Em sua trama, o Capitão Harris, oficial da Oitava Divisão da Força Aérea Americana, é enviado a uma base inglesa. Ele atuará como observador da operação de ataque às instalações secretas da Ilha de Peenemünde, local em que os alemães testavam seus formidáveis foguetes V1. Essa arma, também conhecida pelos ingleses como Barata Tonta, Bomba Besouro ou Bomba Voadora, era na verdade um monoplano que alcançava uma velocidade de mais de 480 km/h, a altitudes de até 1.200 metros. O artefato podia igualmente viajar bem baixo, quase tocando as copas das árvores. Bastante embasado historicamente, este trabalho foi o primeiro de Bravo a parar nas páginas de um álbum. A edição tem 48 páginas e capa em brochura.

Guardada no acervo do site, há muito tempo, Fighters: Operação Peenemünde é uma raríssima banda desenhada que deverá dar trabalho para ser encontrada. Desejo boa sorte aos amigos portugueses que tentarem. Eu consegui um exemplar na Livraria Beringela, no Centro do Rio de Janeiro, por pura sorte! Nem acreditei, quando o vi em minhas mãos! Custou uma bagatela, não tendo passado de algo equivalente a 4 euros.

Além desta publicação inicial, Émile Bravo também é o autor de: Les Véritables Aventures d’Aleksis Strogonov, Les Épatantes Aventures de Jules, Une Aventure de Spirou et Fantasio, Spirou: Le Journal d’un Ingénu, Ma maman est en Amérique, Le Jardin d’Émile Bravo e On nous a coupé les ailes. No Brasil, que eu saiba, foi o criador da capa de Meu 1º Larousse, livro que integra uma série educativa destinada aos pequenos leitores. Não acham que esta discreta aparição em terras tupiniquins é muito pouco para um artista de seu gabarito?

Por PH.

dfdfdf1

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário