Quadrinhos

Exploramos a primorosa edição de “Portas do Éden”, de Kioskerman, publicada pela Lote 42

Escrito por PH

DSC_5865O livro Portas do Éden, publicado originalmente na Argentina sob o título Puertas del Edén (Sudamericana), reúne os quadrinhos criados por Kioskerman, de 2010 a 2013.

Valendo-se da estrutura dos quadrinhos, Kioskerman (Pablo Holmberg) faz um trabalho experimental na linguagem que se afasta do humor e se aproxima da poesia gráfica. As tiras abordam questões universais, por meio de cenas, personagens e elementos de um lugar mágico, o Éden. Esse universo onírico, permeado de romantismo, simbolismos e filosofia, não é apenas uma fantasia, mas um reflexo do interior do artista, da sua visão de mundo e de seus sentimentos.

A característica principal desta HQ é a de possuir apenas quatro quadros por página. Suas cores são chapadas e os traços são extremamente simples.

Portas do Éden tem formato quadrado de 18 x 18 cm, capa em brochura com orelhas, 120 páginas e preço de R$ 42,90. Foi mais uma das boas novidades que flagramos na Blooks Livraria de Botafofo, localizada na Praia de Botafogo, 316, no Rio.

A primeira vez que Portas do Éden deu as caras no Brasil, foi em 2011, numa iniciativa da Zarabatana Books, Volta agora, nesta edição caprichada da Lote 42.

Fundada no final de 2012, a Lote 42 é uma editora sem preconceitos, quanto a suportes. Para a empresa, um livro é ao mesmo tempo de papel e digital. Cada obra com o selo Lote 42 dialoga com as redes à sua maneira. Um livro da marca não se esgota na última palavra. O texto de cada livro se desdobra e invade redes sociais, site da editora, entre outras produções do autor.

Kioskerman nasceu em 1979 em Buenos Aires, na Argentina. Começou a publicar seus quadrinhos na Internet, em 2004. Escolheu o formato de tira diária para desenvolver dois tipos de histórias: algumas relacionadas com o humor e o absurdo (Señor del Kiosco, 2004-2006) e outras, com a experimentação e a criação de mundos (Éden, 2006-2010).

Em 2010, Éden foi publicado também em inglês e francês.

Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.

DSC_5865

DSC_5867

DSC_5868

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário