Quadrinhos

Relembramos os bons tempos de “Dico, O Artilheiro”, da Rio Gráfica Editora (RGE)

Escrito por PH

DSC06303E o Tujaviu resgata um clássico da RGE (Rio Gráfica Editora) que fazia a cabeça de quem curtia um bom gibi e futebol. Dico, o Artilheiro deu as caras, em 1975, nas bancas de jornal do Brasil.

Embora muitos possam achar que o projeto consistia em uma homenagem ao então famoso jogador Zico, do Flamengo, tratava-se de um personagem da americana King Features Syndicate. Ele surgiu, em 1971, como uma encomenda feita ao artista argentino José Luis Salinas, com o objetivo de atrair os poucos leitores da Terra do Tio Sam que gostavam do futebol que é praticado no Brasil e em quase todo o mundo, esporte que eles chamam de Soccer. Lembro que na América, o interesse pelo esporte surgiu no fim do século XX, graças à existência da North American Soccer League e à criação do time New York Cosmos. Pelé e Franz Beckenbauer, jogadores que faziam parte da equipe, ajudaram na difusão deste futebol disputado com os pés.

Salinas então desenvolveu Dick the Gunner, o nome verdadeiro da saga. Em nosso país, Dick acabou virando Dico. O herói e seus amigos Jeff e Poli, além de toda a galera do Estrela Futebol Clube, viraram mania entre a molecada da época. Último projeto de Salinas, Dico continuou, posteriormente, com o traço de Lucho Oliveira.

Para realizar esta matéria, consegui a edição de número 14, da coleção, cedida gentilmente por Eduardo Mourão. Publicada em agosto de 1979, apresentou desenhos de Lucho. Com 49 páginas, tem formato de 13,5 x 20,5 cm, preço de Cr$ 12,00 e capa de Walmir Amaral. Abaixo, veja as fotos que tirei deste raro exemplar, com direito a antigos anúncios que foram flagrados na revista. Destaquei as propagandas da Geleia de Mocotó Inbasa e do biscoito São Luiz Extra Vitaminado.

Por PH.

Untfgggfgfitled-3

DSC06305

DSC06306

DSC06307

DSC06308

DSC06316

Ungfgfgftitled-4

dfdfdf5

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

Deixe seu comentário