Especiais

Vida longa e próspera, na vida que está por vir, Senhor Spock!

Escrito por PH

Pronto copy 2No dia 27 de fevereiro de 2015, fui nocauteado pela morte de Leonard Nimoy, ator que interpretou o personagem Sr. Spock, no seriado Jornada nas Estrelas. O mundo se despediu de um profissional do mais alto gabarito e que deu vida a uma das mais emblemáticas figuras da cultura pop de todos os tempos. Lembrado por sua origem vulcana, orelhas pontudas e por sua lógica, quase sempre infalível, o Sr. Spock, ao lado do Capitão Kirk (William Shatner), era um dos baluartes da atração. Foi impecável, como imediato e oficial de ciências da nave USS Enterprise. Durante as três temporadas do enlatado, e ao longo de suas várias reprises, pudemos ver a amizade entre Spock e Kirk crescer.

Também foi possível acompanhar alguns dramas existenciais vividos por Spock, causados por sua metade humana. Apesar de ser natural do planeta Vulcano, sua mãe, Amanda Grayson, era terráquea. Esta ambiguidade talvez tenha ajudado a catapultar Sopck, transformando-o em um dos preferidos pelos admiradores do universo de Star Trek. Mais do que isso, ele passou a ser a imagem mais recorrente que vem à mente, quando lembramos da série. Nada disto seria possível, se um ator da invergadura de Leonard Nimoy não o tivesse encarnado. Cineasta, poeta, escritor, cantor, pintor e fotógrafo, Nimoy brilhou igualmente em Missão Impossível, da qual participou entre 1969 e 1971.

Nimoy faleceu em decorrência de problemas respiratórios, aos 83 anos, em Los Angeles. Foi vítima do cigarro, que havia largado 30 anos antes. Seus fãs já haviam vivido a trágica emoção desta perda, quando Spock morreu, ao salvar a USS Enterprise da ira de Khan, em 2285, com a explosão do Torpedo Gêneses. Felizmente, como tudo é possível no cinema, ele foi ressuscitado em seguida. Desta vez, não haverá este artifício. Leonard Nimoy e seu inseparável extraterrestre gélido se foram para sempre. Que descansem em paz. Vida longa e próspera, na vida que está por vir!

Quando soube da notícia, pensei em escrever algumas palavraras sobre este triste fato. O problema é que faltaria algo gráfico para ilustrar o post. Não desejava usar nada que tivesse sido publicado na internet. Somente hoje, dia primeiro de março, uma ilustração inteira surgiu em minha mente. Nela, apenas a cabeça de Spock vaga pelo espaço, como se fosse a própria Enterprise, dirigindo-se para cruzar uma mão gigante que o acolhe com o tradicional sinal que o popularizou entre os fãs. Definido o conceito, era só começar a desenhar e a pintar. Publiquei o resultado final em instagram.com/phtoptv. Espero que gostem.

Estamos de luto! Amanhã, não tem matéria no site.

Por PH.

Pronto copy 2

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Sem palavras tujaviu! Que tristeza descanse em paz Sr Spock. Para sua verdadeira jornada nas estrelas.Obrigada por encantar nossos sonhos.

Deixe seu comentário