Quadrinhos

Tujaviu resgata as cinco primeiras edições originais da revista “Métal Hurlant”

Escrito por PH

DSC06267Métal Hurlant, para quem não conhece, foi uma a revista adulta francesa que revolucionou o mundo dos quadrinhos, em 1975, trazendo a marca de Les Humanoïdes Associés. Ela surgiu com um time de desenhistas feras, entre eles: Moeubius, Druillet, Jean-Pierre Dionnet, Alexis, Richard Corben, Mandyka, Gotlib, Gal, Tardi, Lesuer e Caza. Todos eles se destacaram bastante nas páginas desta publicação que publicava desenhos e enredos bastante ousados para a época.

Abusando do clima futurista da ficção científica, a revista foi um verdadeiro marco editorial. Ela acabaria se tornando uma espécie de embrião para a igualmente revolucionária e americana Heavy Metal, lançada em abril de 1977. Lembro que a Métal Hurlant deus as caras no formato de 21,4 x 27,3 cm, impressa em brochura, editada trimestralmente e vendida ao preço de 8 francos. Nela, a primeira história que o leitor pôde conferir foi Aproche sur Centauri, de Druillet e Moebiius.

Vasculhando as HQs da coleção, descobri cinco de seus primeiros números, que estavam guardados em um saco plástico lacrado. O achado me motivou a escrever este breve post que exibe a imagem de cada uma dessas raridades. Agora com os exemplares em mãos, aproveitei para fotografar cada das preciosidades e traduzir, do francês, o que dizia o editorial de sua edição número 1:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

“19 de Dezembro de 1974, às quatro horas da manhã, horário local: nos limites de Livry-Gargan e da Floresta de Clichy: enfim reunidos….. Philippe Druillet, o iluminador paranoico, Moebius, aliás Gir, aliás Giraud, aliás “o desenhista das mil faces”, Jean Pierre Dionet disse grat-grat, vosso servidor……. e Bernard Fakas, vindo colocar um pouco de ordem nos nossos grandiosos projetos e um pouco de alma nas nossas contas; decidiram, simultaneamente e por unanimidade, de só responder a partir de agora pelo nome coletivo de: “LES HUMANOIDES ASSOCIÉS”.

_ de reeditar enfim “Le Bandard Fou” este álbum mítico fora de catálogo há muito tempo…….
_de publicar a cada três meses uma revista de ficção científica em quadrinhos ou eles terão de colocar à venda por prazer seus fantasmas podres: aqueles mesmos que você tem em suas mãos feridas ou tratadas…………………..

_de preparar muitas outras coisas……..Por isso eles trabalharão como bestas, deixando de beber e comer, envelhecerão durante a noite, anotando seus pesadelos……e eles procurarão Etienne Robial, de Futurópolis, que desenhou o título e preparou as páginas.
De agora em diante, presos atrás de uma prancha tamanho Grande-Águia para se abrigar do vento, eles só esperam, gemendo de impaciência, pelo seu veredito”.
Jean Pierre Dionnet.
Por PH.
Metal 1
Metal 2
Metal 3
Metal 4
Metal 5
Untitled-3

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Parabéns pelo trabalho e dedicação,Você é relamente bom no que faz .Se tivesse oscar para sites você ganharia com certeza.

Deixe seu comentário