Quadrinhos

Três Estrelas lança “A Morte de Stálin”, mostrando os últimos momentos do ditador soviético

Escrito por PH

Undffddsaadsftitled-4Lançado originalmente em 2014, pela Dargaud, A Morte de Stálin (La Mort de Staline) é a novidade da Três Estrelas, editora da Folha de São Paulo. O volume corresponde à edição integral que saiu na França, contendo os tomos 1 e 2 da série. A autoria do quadrinho é de Fabien Nury (roteiro) e Thierry Robin (desenhos).

Este álbum é mais uma prova de que o quadrinho europeu começa a deslanchar no Brasil, puxado por recentes títulos de vários selos, a maioria com a marca da Editora Nemo. A empresa mineira parece, realmente, ter aberto a porta para que produções do Velho Continente cheguem a nosso país com mais frequência. Assim, não dá mais para dizer que HQs franco-belgas não vendem por aqui.

Na trama de A Morte de Stálin, certa noite, o diretor da Rádio do Povo, em Moscou, recebe um telefonema, após a transmissão ao vivo do Concerto para Piano, Número 23, de Mozart. É Josef Stálin, o homem mais poderoso da União Soviética e um dos líderes mais temidos do mundo. Stálin pede uma gravação da peça. Nada, porém, foi registrado. Será preciso repetir o concerto e manter o nível da interpretação anterior. O diretor entra em pânico, pois qualquer erro pode colocar em risco a cabeça de todos. Posteriormente, enquanto escuta a gravação, Stálin sofre um derrame, que o levará à morte, em março de 1953. Logo, começam as conspirações para sucedê-lo, encabeçadas por Lavrenti Béria e Nikita Kruschev. Era o começo do fim de uma das mais terríveis experiências políticas do século XX.

Premiada na França, como a Melhor HQ, no Festival Encontros com a História, A Morte de Stálin recria em tom de sátira expressionista o clima de conspiração, paranoia e medo da U.R.S.S. stalinista. Trata-se de um álbum histórico/realista, bem documentado, que expõe as loucuras do sistema totalitário. Na época de seu lançamento, recebeu ótimos elogios do jornal Le Monde, que elegeu o quadrinho como referência para os que são fascinados pela noção de “verdade”, à maneira soviética

A Morte de Stálin tem capa em brochura, orelhas, 152 páginas, formato de 23 x 31 cm, impressão em papel especial, tradução de Paulo Werneck e preço de R$ 49,90.

Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.

Imagens : © DARGAUD / Thierry Robin / Fabien Nury / Três Estrelas

Untitffdfdfled-2

DSC06378

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Sensacional Tujaviu, Uma obra de arte.A vida é feita para compartilhar emoções. Obrigada pela indicação.

Deixe seu comentário