Quadrinhos

Ressuscitamos “Camaleão: Perigo de Morte”, rara aventura de Ric Hochet em português

Escrito por PH

DSC06169O Cavaleiro Andante foi uma revista portuguesa de quadrinhos que surgiu em 1952, ostentando um estilo semelhante ao do Jornal Tintin. Nela, vários personagens da banda desenhada europeia foram publicados. Um desses heróis era Ric Hochet, repórter detetivesco que foi criado pelo roteirista A. P. Duchâteau e pelo desenhista Tibet, no final dos anos 1950.

Praticamente desconhecido no Brasil, Ric Hochet só teve duas publicações no país, todas pela Hemus: Os Companheiros do Diabo e Suspense na Televisão. Já em Portugal, circulou em álbuns, graças às editoras: Bertrand, Futura, Dom Quixote e Correio da manhã. Elas tiveram a missão de popularizar este ícone do quadrinho franco-belga entre os leitores lusitanos.

Uma das histórias mais raras de Ric Hochet, publicada justamente com a marca do Cavaleiro Andante, foi Camaleão: Perigo de Morte (Signé Caméléon). Ela saiu em 11 de dezembro de 1962, em preto e branco, no idioma português, impressa em papel jornal, no formato de 22 x 30 cm. A trama desta HQ se passa em Paris e em Chevreuse. É nesta última localidade citada em que o amigo policial de Ric, o Comissário Bourdon, possui uma casa de campo, na qual também se desenrolará parte da ação. Desta vez, o corajoso jornalista do Jornal La Rafale, o próprio Bourdon e o Inspetor Ledru se envolverão em um obscuro conto de vingança. A partir de dois ou três possíveis suspeitos e de alguma evidência, o leitor poderá, juntamente com Hochet, chegar ao verdadeiro culpado.

Como curiosidade sobre esta banda desenhada, originalmente publicada em Traquenard au Havre, seus tradutores optaram por trocar o nome dos protagonistas. Ric Hochet virou Mário João, enquanto Bourdon recebeu a alcunha de Inspetor Navarro.

Além das 30 pranchas de Camaleão: Perigo de Morte, 4 páginas adicionais foram reservadas a O Mistério do Copenhague, uma narrativa marítima, cujo autor tem seu nome começado pela letra R. Não consegui identificá-lo. No final, Lolocas e Pompom (Modesto e Pompom), de Franquin, encerram a edição.

Raríssimo e bem caro, estimado em 75 euros, este quadrinho é um dos orgulhos de minha coleção, afinal, faz parte de uma série que tem mais de 70 álbuns lançados na Europa, constituindo-se em uma das HQs mais bem-sucedidas do Velho Continente. Abaixo, veja as fotos que tirei do meu exemplar de Camaleão: Perigo de Morte. Na última, apareço segurando a preciosidade!

Por PH.

Ric Hochet - Camaleão Amarelo

DSC06156

DSC06152

DSC06153

fdfdfdf3

DSC06170

DSC06171

10981063_356503367871670_3459494530437513823_o

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário