Quadrinhos

“Québec Land” é um bem-humorado guia em quadrinhos para franceses que decidem morar no Canadá

Escrito por PH

Quebec MatNão estranhe, quando visitar meu site. Falo sobre quadrinhos e cultura pop, mas não posso esconder a influência que sofro de todo o material, do gênero, que é produzido em países como França e Bélgica. Desde pequeno, interessado pelo universo francofônico, resolvi me aprofundar no estudo do francês, com o objetivo de mergulhar neste idioma que, só agora, começa a despertar a atenção dos brasileiros. E pensar que tudo isso foi motivado, basicamente, pela banda desenha europeia!

Em março de 2015, visitei a nova Livraria Francesa de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde entrevistei Vladimir Oliveira, um dos gerentes da loja. O vídeo sobre esta minha ida ao local foi publicado na matéria anterior. Nesta ocasião, além de Asterix, Tintin, Titeuf e outros personagens de quadrinhos, encontrei uma HQ que me chamou atenção. Publicada pelas Edições Sarbacane, de Paris, a mesma que editou título brasileiro do amigo Wellington Srbek (Le Brigand du Sertão), Québec Land é um pequeno guia para franceses que desejam se mudar para o Canadá. A obra tem roteiro dos franceses Pauline Bardin Édouard Bourré-Gilbert, contando com desenhos de Aude Massot.

Trata-se da história real dos próprios Édouard e Pauline, e seu gato Gaspard, que decidem deixar a França para viver uma experiência em Québec, no Canadá, pelo período de um ano. Como não poderia deixar de ser, enfrentam o drama da separação de familiares que largam para trás. Além disso, começam uma nova vida nesta província canadense, quase totalmente francofônica, mas bem diferente de seu país europeu de origem. De início, se portam como viajantes comuns e conhecem os principais pontos turísticos do lugar. Depois, começa a dura jornada para arrumar um lugar para morar e fazer amizades. De posse do PVT (Permis Vacances-Travail), uma autorização para trabalhar no Québec, vão à luta para para conseguir emprego. Inexperientes, Pauline e Édouard cometem erros e passam por momentos difíceis, alguns altamente hilários, numa curiosa trajetória que serve de exemplo para outros de seus compatriotas do Velho Continente que desejem se estabelecer na América do Norte francesa.

A arte despojada de Aude Massot faz toda a diferença neste quadrinho. Ela é uma desenhista belga que também decidiu se mudar para o Québec, onde encontrou com Pauline e Édouard. Juntos, resolveram fazer esta HQ, sem tradução para o português. Minha leitura desta BD se encontra na metade e já me apaixonei por ela. Foi um incrível presente que recebi do Vladimir, da Livraria Francesa. Merci!

Por curiosidade, a imagem que ilustra a matéria, presente na capa da publicação, me lembrou incrivelmente a abertura do desenho animado The Simpsons. Concorda? Aquela cena no sofá, na minha humilde opinião, tem cara de ter sido inspirada na saga americana de Matt Groening.

Se estiver interessado em conhecer a carioca Livraria Francesa, ela fica situada na Rua Garcia D’Ávila, número 72, em Ipanema. Vale a pena dar uma passadinha por lá, mesmo que você não saiba falar francês. Aliás, como a loja fica dentro de uma Aliança Francesa, não seria uma boa oportunidade para você se informar, quanto ao preço de um possível curso para aprender esta tão charmosa língua? Fica dada a dica do tujaviu.com!

Por PH.

Imagens: Éditions Sarbacane / Aude Massot.

Québec Land

DSC_5752

Quebecland-p16-17

Quebecland-p38-39

Sem título

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • E falta de conhecimento mesmo,o único site que divulga a banda desenhada e o tujaviu,Não conheço outro.A divulgação teria que ser na tv, nos jornais para as pessoas conhecerem os quadrinhos,Eu entrava na livraria e pensava que eram livros comuns,fui conhecer as HQ aqui com vocês.

Deixe seu comentário