Quadrinhos

Conheça os álbuns em quadrinhos das editoras Bruguera e ÍBIS que inspiraram o começo de minha coleção de HQs (parte 2)

Escrito por PH

BLUEBERRY - gfgfddfdgfdfgNAVAJO - ÍBISEste post dá sequência à matéria, escrita anteriormente, que fala dos primeiros quadrinhos que surgiram em minha coleção de HQs franco-belgas. São publicações que alcançaram um certo status no Brasil, entre final dos anos 1960 e o começo da década de 1970, impressos pela ÍBIS e pela brasileira Bruguera, a editora de origem espanhola que introduziu Asterix no país. Esta seria o embrião para a criação da CEDIBRA. Anteriormente, mostrei álbuns de: Chic Bill, Clifton, Michel Vaillant, Strapontam, Lucky Luke, Bernard Prince e HUMPÁ-PÁ. Agora, exibo os que ficaram faltando, referente a material excusivamente da ÍBISBob Morane, BlueberryTanguy e Laverdure.

Do personagem Bob Morane, criado em 1953 pelo escritor belga Henri Vernes, saíram apenas dois álbuns em português: O Segredo dos Sete Templos e A Espada do Paladino. Os álbuns são bem raros, hoje em dia. Por curiosidade, o herói já foi desenhado por Dino Attanasio, Gérald Forton, William Vance, Coria e Francq Leclerq.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quem lembra de Moebius, por seus desenhos futuristas e aventuras psicodélicas, não pode esquecer que foi sob o nome original de Jean Giraud que ele alcançou seu reconhecimento inicial. Numa outra vertente de estilo Western, este mestre da Nona Arte idealizou, em 1963, juntamente com o roteirista Jean-Michel Charlier, a saga do Tenente Blueberry, um soldado de espírito rebelde que vive muitos perigos na época da Guerra Civil Americana. Os primeiros volumes do personagem que deram as caras no Brasil foram. São eles: Fort Navajo (1965) e Tempestade no Oeste (1966), respectivamente, a primeira e segunda aventura do herói.

BLUEBERRY - FORT NAVAJO - ÍBIS

BLUEBERRY - TEMPESTADE NO OESTE - ÍBIS

Tanguy e Laverdure são personagens dos quadrinhos franco-belgas que surgiram, em 1959, idealizados pelo desenhista Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix, e pelo escritor Jean-Michel Charlier. Com o sucesso do pequeno gaulês, na década de 1960, Uderzo se viu obrigado a abandonar esta série, progressivamente. Trata-se de uma narrativa perfeita para quem gosta de aviação, velocidade e muitas emoções. Os dois são pilotos da Força Aérea Francesa e já voaram em muitos aviões Mirage. Pela Íbis, saíram: Escola das Águias de Ouro e Pela Honra da Esquadrilha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em breve, redigirei um artigo sobre o brasileiro Jornal Tintn, uma publicação semanal que teve apenas 26 números, todos editados pela Bruguera.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário