Quadrinhos

Em “S.O.S. Météo” Nicolas Barral e Pierre Veys recriam a atmosfera de Londres em detalhes

Escrito por PH

DSC05918Les Aventures de Philip et Francis: S.O.S. Météo marca o grande retorno de uma divertida dupla de heróis britânicos. Apesar de viverem suas aventuras no Reino Unido, carregam sotaque francês. Eles são a paródia oficial de Blake e Mortimer, criados pelo belga Edgar Pierre Jacobs. Editado em outubro de 2014, o álbum tem a marca da Dargaud. O trabalho é uma parceria que vem sendo realizada entre Nicolas Barral (arte) e Pierre Veys (roteiro).

Na trama desta HQ, a terceira da saga, Francis chega ao apartamento de Philip, depois ter tido problemas com sua mãe, e leva seu amigo Philip ao limite, tomando conta de todos os espaços possíveis da residência de seu colega. Philip cria uma espécie de elixir poderoso que o transforma em um monstro abrutalhado, no melhor estilo de Dr. Jekyll and Mr. Hide. O incômodo personagem tem um rosto grosseiro e age de maneira truculenta, ao contrário do polido Philip. Enquanto isso, o vilão Olrik recuperou a máquina capaz de mudar o clima, criada pelo Professor Milos, e está cheio de más intenções. Ele quer deixar os londrinos a seus pés, provocando fortes alterações meteorológicas na cidade. Se Olrik não tomar cuidado, poderá perder a liderança do nefasto plano para outro bandido. Quem seria este usurpador de posto?

Além do texto engraçado, e da clara referência a O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson), este quadrinho está impregnado de sentimento british londrino. Seus autores fizeram questão de retratar a metrópole inglesa, em seus mínimos detalhes. Para começar, veja só a caneca em que Philip bebe a droga que o transformará por completo. Ela ostenta a imagem da Rainha Elisabeth, sobre uma bandeira inglesa.

DSC05911

Em seguida, Philip se dirige ao Covent Garden Market, tradicional mercado londrino que começou a funcionar em 1835. Veja a riqueza de detalhes do lugar, através das duas próximas imagens.

DSC05919

DSC05914

A recriação de Londres, em belas ilustrações, continua com vistas do Big Ben, o relógio mais famoso do mundo. Ele está instalado na torre de St. Stephen, com uma altura de 98 metros, fazendo parte do conjunto arquitetônico do Parlamento Britânico. A seguir, também é possível ver a monumental Tower Bridge, ponte-báscula sobre o Rio Tâmisa, inaugurada em 1894 .

DSC05916

DSC05917

A HQ ainda segue com uma visão noturna do Piccadilly Circus, o Times Square inglês. Como em fotos, tiradas em loco, observamos suas luzes e tradicionais táxis Austin de cor preta.

DSC05915

Para terminar, veja como ficaram Trafalgar Square, Picadilly Circus e Palácio de Buckingham, encobertos por forte camada de neve.

DSC05920

DSC05921

E pensar que este verdadeiro espetáculo visual é mostrado em uma revista em quadrinhos! É a poderosa Nona Arte, fazendo o leitor viajar pelo mundo, sem sair de casa.

Infelizmente, Les Aventures de Philip et Francis segue inédita no Brasil, mostrando a falta de intimidade de nossos editores com o fantástico universo franco-belga das HQs. Dá pena de ver como esse material ainda é tratado por aqui. Se não fosse por iniciativas solitárias do Tujaviu, não haveria sequer uma nota sobre esta publicação, cuja capa pode ser vista abaixo.

Meteo-779x1024

Sobre os autores da obra, Nicolas Barral estudou arte em Angoulême. Ao participar de um concurso para revelar novos talentos, foi descoberto por Delpierre, conhecendo em seguida Pierre Veys. Barral e Veys desenvolveram primeiramente a série Baker Street e, na sequência, Philip e FrancisPierre Veys começou a se interessar pela Biologia, mas optou por escrever. Durante dois anos, dirigiu uma companhia de teatro, escreveu roteiros e trabalhou em televisão. No talento do desenhista Barral, encontrou a maneira ideal para dar vida a seu texto.

Por PH.

Imagens: Nicolas Barral / Dargaud.

Philip et Francis são livremente adaptados, a partir dos personagens Blake e Mortimer, criação maior do desenhista Edgar Pierre Jacobs.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • A banda desenhada! continua a fascinar e conquistar leitores. Graças a divulgação da equipe tujaviu, Que trabalham incansavelmente por essa conquista.

Deixe seu comentário