Quadrinhos

Editora Nemo lançará “O Mundo de Aisha”, poderoso testemunho da situação da mulher no Iêmen

Escrito por PH

dfdfdf1E a Editora Nemo publicará O Mundo de Aisha, um fascinante quadrinho que é um poderoso testemunho da situação da mulher no Iêmen. A repórter-fotográfica Agnès Montanari viveu vários meses neste país do sul da Península Arábica e conseguiu estabelecer uma certa intimidade com algumas mulheres anônimas que conheceu por lá. Tudo o que viu e transportou para o papel, virou uma espécie de documentário em quadrinhos, realizado pelo desenhista Ugo Bertotti.

Aisha, Sabiha, Hamedda, Nabiha, Ghada, Hafitha, Houssen e tantas outras passam pela rua sem fazer barulho, cobertas por uma veste preta que as cobre dos pés à cabeça, a tradicional Nicabe (Niqab). Se alguma delas aparecer na janela, sem estar com o véu, poderá apanhar violentamente de seu marido. Este é apenas um exemplo das muitas opressões por que passam estas jovens, mas há uma luz no fim do túnel. Nem tudo está perdido! Uma revolução silenciosa está em marcha para fazer valer seus direitos e sua liberdade. É o retrato de mulheres corajosas que arriscam suas vidas, diariamente, para lutar contra tradições de sua cultura profundamente patriarcal e religiosa. Aos poucos, tentam conseguir a tão sonhada emancipação, desenhando uma nova cara para o Iêmen.

A obra saiu originalmente pela italiana Coconino-Fandango, em 2013, e pela francesa FUTUROPOLIS, no ano de 2014. Em breve, estará disponível em português para os leitores brasileiros, graças à Nemo, incansável em lançar HQs de qualidade no Brasil.

Imagens: © FUTUROPOLIS / Ugo Bertotti / Editora Nemo / Coconino-Fandango.

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário